Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Ministério da Saúde identifica que primeiro caso do novo coronavírus no país ocorreu em janeiro

Foi possível identificar o caso por meio de um estudo | FOTO: Marcello Casal Jr/EBC |

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (2) que conseguiu identificar um caso do novo coronavírus de um paciente que foi hospitalizado no fim de janeiro. Até então, o primeiro caso confirmado da doença no Brasil era o de um paciente que teve o teste positivo anunciado em 26 de fevereiro.

“A partir de investigação retrospectiva tivemos a identificação do primeiro caso confirmado, ele é do dia 23 de janeiro”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje.

Segundo Oliveira, foi possível identificar o caso por meio de um estudo sobre os pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave (Sars). Nessa categoria estão a maior parte das internações por gripes comuns, mas a categoria também abrange os casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Desde o início do ano, foram registradas 23.999 hospitalizações provocadas por síndrome respiratória aguda grave. Desse total, até hoje, 7%, ou 1.587 testaram positivo para coronavírus. As informações são do Portal UOL.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas