Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: AVC é uma das ocorrências sintomáticas identificadas por chineses em pacientes com Covid-19 no país

“A taxa de mortalidade é muito maior que a da covid-19”, diz trecho do documento | FOTO: Divulgação/AFP |

Uma parcela de pacientes chineses infectados pelo novo coronavírus relatou ter tido ocorrências de dor de cabeça, tontura, confusão mental, convulsões, sonolência, perda da coordenação muscular e até acidente vascular cerebral. A lista de novas ocorrências sintomáticas à Covid-19 foi divulgada por pesquisadores do país asiático a partir de estudo realizado com 214 pessoas que testaram positivo para a doença.

O portal Metrópoles informou que, segundo a sondagem, ao menos 78 dos pacientes (36,4%) relataram algum problema neurológico depois de terem sido contagiados pelo vírus. O estudo foi feito entre 16 de janeiro e 19 de fevereiro. O vírus pode chegar ao sistema nervoso central pelo sangue ou diretamente pelo nariz, por meio do nervo olfativo.

“A pessoa teria contato com o vírus pela narina e, através do nervo que leva a informação do nariz para o cérebro, ele conseguiria causar a infecção. A falta de ar, por exemplo, pode ocorrer por agressão neurológica do vírus na região do cérebro responsável por controlar os centros da respiração”, explicou o neurologista Saulo Nardy Nader, do Hospital Israelita Albert Einstein, ao jornal Folha de S. Paulo. A redação é do site Bahia Notícias com dados da Folha e do Metrópole.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas