Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Caminhão higieniza 2,4 mil quilos de roupas de pessoas em situação de rua

A proposta é ofertar os serviços ao público durante o período de pandemia | FOTO: Valter Pontes/Secom |

O caminhão instalado no Terminal do Aquidabã, que tem oferecido serviços de lavanderia industrial, alimentação e assistência psicossocial as pessoas em situação de rua em Salvador, já higienizou 2,4 mil kg de roupas e pertences até a segunda-feira (6). O equipamento é fruto de uma parceria da prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), com a Agência Adventista para o Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (Adra).

Além disso, 2,1 mil quentinhas com refeições e outras 2,1 mil com lanches foram distribuídas para a população em situação de rua. A proposta do equipamento é ofertar os serviços ao público durante o período de enfrentamento ao coronavírus na cidade.

O caminhão tem capacidade para realizar 500 atendimentos por dia, inclusive aos finais de semana, e funciona no horário das 8h às 15h. A lavanderia industrial tem capacidade para lavar e secar 280 kg de roupa e cada processo dura cerca de uma hora e meia. Outro serviço ofertado, o de fornecimento das quentinhas, pode chegar até 500 refeições distribuídas diariamente.

O caminhão tem capacidade para realizar 500 atendimentos por dia | FOTO: Valter Pontes/Secom |

Quem tem acesso aos serviços da lavanderia também passa por acompanhamento psicossocial, sendo orientado quanto à higienização e necessidade de abrigamento. Quem demonstrar interesse em sair da rua será encaminhado para uma das vagas oferecidas através da Sempre nas unidades municipais de acolhimento provisório.

Sobre o equipamento
A estrutura, trazida de outro estado à capital baiana, possui três compartimentos, sendo uma cozinha para preparação das refeições, uma sala para atendimento psicossocial e outro compartimento com máquinas industriais de lavagem e secagem. O acesso ao serviço é feito através das equipes de abordagem social da Adra e Sempre, com reforço de 15 voluntários. As informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas