Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Professor do Ifba de Jacobina tem artigo publicado em revista internacional

Fachada do prédio do campus do Ifba em Jacobina | FOTO: Divulgação/Ascom |

O professor do Ifba de Jacobina, Alexandre Kida, engenheiro elétrico e integrante do recém-criado grupo de pesquisa Jacomp, comemora a publicação do primeiro artigo internacional e Qualis A1 (maior classificação dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes) da equipe. Disponível na Eletric Power Systems Research do Science Direct, o estudo An improved simulated annealing–linear programming hybrid algorithm applied to the optimal coordination of directional overcurrent relays foi realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e propõe um algoritmo computacionalmente eficiente para otimizar a operação dos dispositivos de proteção em tempo real, baseado nas informações sobre estado atual da rede elétrica.

“As redes elétricas inteligentes adicionam sistemas de comunicação, monitoramento e controle à infraestrutura dos sistemas de energia elétrica. Assim, os agentes do setor possuem mais informações sobre o estado atual da rede, permitindo uma operação mais confiável e eficiente do sistema elétrico”, destaca trecho do artigo. Para o professor Alberto Vianna, líder do Jacomp, a publicação demonstra a maturidade e qualidade das pesquisas realizadas pelos membros do grupo. “Temos a honra de ter um profissional que conseguiu essa conquista! Pouquíssimos pesquisadores publicam em periódico A1. Não existe evento ou jornal brasileiro A1 na área, só internacional. Parabéns a Kida!”, comenta.

Fique por dentro
“Os dispositivos de proteção (disjuntores, fusíveis, relés etc.) visam detectar e isolar falhas (curtos-circuitos, por exemplo) antes que elas causem danos às pessoas, animais ou aos equipamentos. Um dos desafios na área consiste em coordenar os dispositivos de proteção de forma que atuem rapidamente, para evitar danos, e seletivamente, minimizando o número de consumidores afetados pela interrupção de energia. Nosso trabalho modela matematicamente o problema da coordenação e propõe uma técnica de otimização para solucioná-lo. Desta forma, é possível ajustar as proteções em tempo real, levando em conta as mudanças que ocorrem na rede elétrica. Com a melhoraria de seus indicadores e a garantia de continuidade de fornecimento de energia, as concessionárias podem evitar multas, enquanto a sociedade se beneficiará com uma maior disponibilidade no fornecimento do serviço, que se traduz na redução das perdas econômicas causadas pelas interrupções”, explica Kida.

Inspirado pelas redes inteligentes, que integram a infraestrutura do sistema elétrico ao conceito ‘Internet das Coisas’ (IOT), uma das linhas de pesquisa do grupo, o professor atualmente desenvolve projetos com estudantes do curso técnico integrado de eletromecânica: o medidor de energia elétrica inteligente, que pretende monitorar remotamente o consumo de energia em diversos setores do campus, o que, segundo o docente, poderá auxiliar na tomada de decisões institucionais quanto à eficiência energética, e o relé de proteção digital de baixo custo. A expectativa agora é de realizar mais estudos que integrem a IOT com equipamentos elétricos. Alexandre Kida também faz parte da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do Campus Jacobina do IFBA. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas