Ícone do site Jornal da Chapada

Projeção do número de infectados na Chapada Diamantina acende alerta sobre número dos leitos de UTI

Unidades de Terapia Intensiva na região não são suficientes | FOTO: Reprodução/Sesab |

A região da Chapada Diamantina conta no momento apenas com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional (HRC), localizado em Seabra. Essa unidade atende 11 municípios, conforme informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Um dado curioso foi divulgado nas redes sociais pela equipe ‘Eu Quero Ver’ sobre uma estimativa realizada com dados habitacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção se baseia no aumento da pandemia por coronavírus, caso não haja o isolamento devido, nos municípios chapadeiros.

Estima-se que a região tenha uma população média de 360 mil habitantes, e se 10% da população for infectada pelo vírus – que tem matado pessoas no mundo em velocidade atroz – seria um total de 36 mil infectados. Ainda se, 0,1% desse total de infectados precisassem de UTI para tratamento da doença respiratória grave, o HRC não daria conta. A população sofreria com o colapso na saúde pela Covid-19.

O cenário atual é que todos se mantenham em isolamento social, essa é a única medida para quebrar a cadeia de infecção do vírus e evitar excesso de atendimento no sistema de saúde. Outra alternativa a ser pensada, de forma breve, pelo poder público, é a ampliação de leitos de UTI no hospital referência ou viabilizar aos hospitais dos municípios equipamentos adequados para o tratamento. Assim evitaria o transtorno de deslocamento e sobrecarga no HRC.

O secretário de Saúde de Mucugê, Igor Teles, reforça que o HRC só tem 10 leitos de UTI. “Porém, um paciente que é lançado em tela de regulação por algum motivo clínico, ele pode ser regulado a qualquer hospital do Estado que tenha suporte necessário para o tratamento que o paciente precisa. Mas, lembramos que o Regional é o hospital mais próximo com UTI adulta que temos”, frisa.

Teles ainda diz que na situação da Covid-19, “torna-se imprescindível o investimento na prevenção e o apoio da população no isolamento social, pois não podemos correr riscos de colapso total no sistema de saúde. O HRC é para atender os 11 municípios da base regional de Seabra. Quando não conseguimos lá, por não ter o tratamento que precisa ou por não ter vaga, nossos pacientes geralmente vão para a capital”.

Alerta em Itaberaba
No município de Itaberaba, o Hospital Geral (HGI) não possui UTI e o Hospital Regional (HRI) – que seria estratégico para atendimento de pessoas com casos graves da doença de municípios da regional e da sua própria população -, contará com 10 leitos após as reformas. Em 2019, foi anunciado um investimento de R$15,7 milhões para o HRI, uma inciativa do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) via Governo do Estado.

Outra situação, não menos importante, é a demora na entrega de resultados dos testes para detecção do novo coronavírus. Em alguns municípios o resultado é rápido para outros o prazo pode chegar até uma semana, ou mais. O cenário ideal seria toda a população que apresentasse o sintomas fosse diagnosticada. Haveria mais dados substanciais para o controle dos casos e os números não seriam subestimados, tanto na capital quanto no interior. Mas infelizmente nossa saúde não vive esse cenário ideal e a nossa prioridade, enquanto cidadãos, é cuidar de nós e do outro.

A Bahia tem registrado números alarmantes de infecção por coronavírus distribuídos na capital e interior. O atual boletim, que é divulgado diariamente pela Sesab registra 559 casos confirmados e 19 óbitos no estado. Na Chapada Diamantina, de acordo dados divulgados pela pasta da Saúde, três municípios testaram positivo para o vírus; Canarana, Palmeiras e Utinga onde o paciente foi a óbito. Outros municípios ainda aguardam resultados de casos suspeitos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas