Ícone do site Jornal da Chapada

#Artigo: A Religião e a Ciência

*Por Joy de Utinga

Para nós, cristãos, indubitavelmente, agora, no período da Semana Santa, é tempo de celebrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Lembrar e até replicar de forma teatral, o calvário e a morte e acreditar piamente na ressurreição. Mais ainda, acreditar que tudo, Jesus sofreu para salvar a todos nós. Se merecemos e/ou agradecemos, aí, irmão, é uma outra história.

Uma legião, da qual sou parte, pensa que a nossa religião não é antagonista da ciência, mas se complementam. Outra legião, prefere confrontar, ignorar a ciência, negar suas afirmações, arriscar a própria vida e expor a vida dos semelhantes, tudo em nome do mercado, da economia e do vil metal.

Outros tantos, enveredam pelo ateísmo, ignorando a fé, as religiões e o próprio Deus, agarrando-se tão somente aos ditames científicos que, embora válidos, por vezes, como Raul, desdizem o que afirmaram, antes. Acreditamos, sim , que Deus criou o homem e concedeu-lhe, além do livre arbítrio, inteligência para, através da ciência, evoluir a um patamar cada vez melhor, mas é fato que precisamos alimentar diariamente a nossa fé para absorver o que diz as escrituras, que por vezes é chocante.

“Isaías: 26. 20. Vem, povo meu, entra nas tuas casas, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a praga. 21. Pois eis que o Senhor está saindo do seu lugar para castigar os moradores da terra por causa da sua iniquidade; e a terra devolverá o seu sangue, e não encobrirá mais os seus mortos”.

Ler isso e conciliar com as explicações frias e cartesianas da ciência, que mesmo evoluída a ponto de levar os ateus a sentirem-se semi-deuses, em momentos como este, mostram-se, minúsculos, atônitos e, negando ou não, refletindo sobre o que ao meu ver, é real, Deus!

*Joy de Utinga é natural do povoado de Amparo (Zuca), que é dividido entre os municípios de Ruy Barbosa e Boa Vista do Tupim. Ele é casado, técnico em contabilidade, graduado em Administração, ex-servidor concursado do Ministério da Saúde e Baneb, aposentado pelo Banco do Brasil e prefeito de Utinga.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas