Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Além de barreiras sanitárias contra a Covid-19, Itaberaba conta com rondas para controle do comércio

As rondas sanitárias diurnas e noturnas controlam o funcionamento de estabelecimentos comerciais | FOTO: Montagem do JC/PMI |

A prefeitura de Itaberaba, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), tem mantido o controle sanitário das principais vias de acesso ao município com as barreiras sanitárias e rondas sanitárias diurnas e noturnas. Apesar de não ter registro de casos confirmados de novo coronavírus (Covid-19) no município, a manutenção das ações tem finalidade de garantir o cumprimento das restrições legais relativas ao atendimento do comércio, evitando aglomerações, respeitando à distância mínima entre as pessoas e os horários de funcionamento dos estabelecimentos.

Com o apoio do governo estadual, as barreiras sanitárias entraram em atividade desde o último dia 24 de março e continuam operando nas principais vias de acesso ao município como na BA-046 no Açude Novo (saída para Iaçu) e na Escurinha (saída para Ruy Barbosa); na Avenida Luiz Viana Filho, próximo à Rodoviária Nova. No Açude Novo o trabalho é realizado pela equipe do Governo do Estado, na Escurinha a responsabilidade é do governo municipal.

Já na Rodoviária Nova a responsabilidade é compartilhada entre município e estado. Além disso, as equipes realizam plantão, após às 21h, com as barreiras volantes. “Nosso objetivo, nas barreiras, é evitar que veículos cheguem ou saiam sem que haja o monitoramento da temperatura dos passageiros, além de saber de onde eles vêm ou para ondem, se vão parar em Itaberaba. Evitando que pessoas, oriundas de áreas de risco, permaneçam na cidade”, explica a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Negrão.

A rede regular e pública de ensino continuam com suas atividades suspensas por tempo indeterminado | FOTO: Divulgação |

Quem controla o funcionamento de estabelecimentos comerciais dentro das restrições de segurança estabelecidas pelo município são as rondas sanitárias diurnas e noturnas. “As rondas diurnas são feitas no comércio, com orientações aos bancos, supermercados e mercadinhos, além dos estabelecimentos de saúde, para evitar aglomerações em desacordo com os decretos municipais. Nas rondas noturnas, por sua vez, o foco está também no cumprimento dos horários de funcionamento de bares e restaurantes que não podem passar das 21h, com exceção do serviço delivery”, completa a coordenadora.

A rede regular e pública de ensino continuam com suas atividades suspensas por tempo indeterminado. Uma parte dos estabelecimentos considerados, por decreto municipal, como serviços essenciais voltaram a funcionar com restrições de horário e no atendimento ao público. As barreiras e rondas sanitárias são uma realização da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e Coordenação de Vigilância Sanitária. Conta com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro Leste. A ação conta, ainda, com os apoios da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia (PMBA). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas