Ícone do site Jornal da Chapada

“Isso não é a peste negra; não é como se não tivéssemos ideia do que está matando as pessoas”, diz escritor israelense

O escritor e historiador israelense Yuval Noah Harar | FOTO: Reprodução |

Em uma entrevista ao programa Newshour da BBC, o escritor e historiador israelense Yuval Noah Harari, autor de ‘Sapiens: Uma Breve História da Humanidade’, trouxe reflexões sobre os desafios diante da Pandemia do Novo Coronavírus, o vírus letal que estar assombrando o mundo e o Brasil.

“Que tipo de sociedade surgirá desta pandemia? Os países estarão mais unidos ou mais isolados? Ferramentas de vigilância serão usadas para proteger ou oprimir os cidadãos? São questões levantadas por Yuval Noah Harari. Segundo ele, as escolhas que estamos fazendo para combater a Covid-19 moldarão nosso mundo nos próximos anos.

“Não é a idade Média. Não é a Peste Negra. É como se as pessoas estivessem morrendo e não tivéssemos ideia do que as está matando, e o que pode ser feito sobre isso”, diz Harari.

A crise nos obriga a tomar decisões muito importantes e tomá-las rapidamente. Mas temos opções: “Talvez as duas opções mais importantes sejam: se enfrentamos esta crise por meio do isolamento nacionalista ou se enfrentamos através da cooperação e solidariedade internacionais”, afirmou.

“Em segundo lugar, dentro de um país, as opções são tentarmos superar a crise por meio de controle e vigilância totalitário e centralizado, ou por meio da solidariedade social e do empoderamento dos cidadãos”, acrescentou.
Com informações da BBC News – Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas