Ícone do site Jornal da Chapada

Maior premiação de arte-educação do Brasil está com inscrições abertas até dia 19 de abril

Ao todo, são cinco categorias de premiação | FOTO: Reprodução |

Ampliar a voz de professores de Artes da Educação Básica, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos, cidadãos e comunidades. Essa é a missão do Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC), que está com inscrições abertas para sua 21ª edição.

Professoras e professores de Artes são potentes e imprescindíveis! Por isso, para dar visibilidade a projetos postos em prática por professores de Arte de todo o território nacional, o PAEC realiza um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do Brasil. Este ano, as inscrições ficam abertas entre os dias 20 de março e 19 de abril de 2020.

Ao todo, são cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Bradesco. Desde sua primeira edição, em 2000, o Prêmio conta também com a cooperação da Unesco no Brasil. Veja abaixo mais informações:

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site www.artenaescola.org.br/premio, até o dia 19 de abril de 2020. Todos os professores inscritos receberão um Material Educativo e o acesso a um Percurso Formativo online, desenvolvidos a partir de Siron Franco – artista homenageado na 21ª edição do Prêmio.

Quem pode participar
Professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, realizados nos anos de 2018 e 2019, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Premiação
São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores premiados recebem R$ 10 mil e um certificado, além de participarem da cerimônia de premiação e de vivências culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos ganham um computador e uma câmera digital.

Cada professor vencedor tem seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais formativos para outros professores de Artes.

Siron Franco
Autor de múltiplas leituras e pensamento caleidoscópio, Siron Franco faz protestos, apelos, participa. Suas obras não se propõem a ser o reflexo do mundo concreto, mas a invenção de um mundo imaginário, que dialoga com o real. A obra nº03, de uma série de 24 trabalhos sobre Londres, é a referência para a iconografia do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Sua pintura tem grandes dimensões, com pinceladas e cores vigorosas, que carregam consigo um sentido de urgência. Linhas paralelas atravessam a imagem na vertical. Escorrem. O olhar deságua nos sinais misteriosos da base. Tons vibrantes. São sóbrios? Festivos? Trágicos?

Sobre o Instituto Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 1989 com o objetivo de estimular e qualificar o ensino da Arte. O Instituto desenvolve Materiais Educativos, formações, pesquisas e articula a Rede Arte na Escola, hoje com 39 Polos localizados em universidades parceiras, que atuam na formação continuada de professores da Educação Básica.

Sobre a Fundação Iochpe
Criada em 1989 pela Iochpe-Maxion S/A, grupo empresarial com atuação nos setores de autopeças e equipamentos ferroviários, a Fundação Iochpe desenvolve programas de qualificação nas áreas de arte-educação e formação técnica profissional, em parceria com organizações públicas e privadas. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas