Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais de 30 moradores seguem em monitoramento em Itaberaba; município tem um caso de Covid-19 confirmado

Itaberaba tentar conter a proliferação do vírus na região | FOTO: Arquivo/Iranildo Lima |

Em novo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Itaberaba, da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), informou que 34 moradores seguem em monitoramento. Essas pessoas são pacientes que apresentam sintomas respiratórios, mas não têm critérios para realizar exames.

O município portal de entrada da Chapada Diamantina tem um caso confirmado da Covid-19 e o paciente já está em isolamento domiciliar. Nesta quarta-feira, o secretário de Saúde, João Rodrigues, informou que os agentes comunitários de Saúde e Endemias receberão kits de proteção individual, que contará com uma bisnaga de álcool ‘70’ e duas máscaras que são reutilizadas.

“Esse é um compromisso da gestão no enfrentamento ao Coronavírus”, disse Rodrigues. Para evitar a proliferação da Covid-19, Itaberaba está com o transporte intermunicipal suspenso a partir dessa quarta. A medida, que visa conter o avanço da pandemia na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).

O secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues | FOTO: Divulgação |

Com a decisão, a Bahia passa a ter de 81 municípios com a restrição no transporte intermunicipal, válida até o dia 3 de maio. A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Até o momento, o órgão não registrou nenhum novo caso suspeito. Para evitar a proliferação do vírus, as equipes da vigilância epidemiológica seguem orientando a população sobre os principais cuidados no combate à doença.

De acordo com Lei Estadual, todos no território baiano devem usar máscaras ao sair de casa. As orientações de distanciamento social e higiene estão mantidas. “Essa luta é nossa e contamos com o apoio indispensável da população no combate a essa terrível doença”, divulgou em nota a prefeitura de Itaberaba, usando a hashtag #fiqueemcasa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas