Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Réptil desconhecido é encontrado em Feira de Santana; bióloga identificou espécie como lagarto-liso

Ele tem cores definidas e mede aproximadamente entre 20 a 25 cm | FOTO: Montagem do JC |

Um animal reptiliano desconhecido foi encontrado na zona rural de Ipuaçu, distrito do município de Feira de Santana. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), há cerca de 20 dias, o Departamento de Educação Ambiental, está tentando identificar a espécie do animal que foi encontrado por um morador na comunidade Fazenda Mergulho. Ainda segundo a Semmam, por ser desconhecido, a preocupação do órgão municipal é que esse animal seja exótico.

Ele tem cores definidas e mede aproximadamente entre 20 a 25 cm. Outra possibilidade é se tratar de uma nova espécie que apareceu na região. Rejane Lira, bióloga e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explicou que, pela foto do animal, trata-se da espécie chamada de lagarto-liso.

“É um animal raro de ser encontrado, porque ele vive embaixo da terra, pode cavar túneis até 2 metros de profundidade. Apesar de ser raro, nós temos essa espécie no Museu de História Natural da Bahia, no Instituto de Biologia da UFBA, na nossa coleção de répteis. É uma animal de corpo alongado, patas curtinhas, isso favorece que ele cave esses túneis embaixo da terra. É um animal ovíparo, põe de 1 a 7 ovos, não é um lagarto venenoso, é um lagarto raro que precisa ser mais estudado e mais pesquisado e, claro, mais protegido”, disse a bióloga.

O calango-liso se alimenta de outros lagartos, escorpiões, formigas e baratas. Os biólogos dizem que esse animal é de grande importância para o equilíbrio dos ecossistemas, por isso deve ser preservado. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas