Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga divulga novo decreto com ações temporárias de prevenção ao novo coronavírus

Utinga segue com isolamento social devido à pandemia | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Utinga, na Chapada Diamantina, tem buscado ao máximo implantar medidas de prevenção, enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município. Pensando nisso, nesta sexta-feira (24), o prefeito Joyuson Vieira publicou um novo decreto. Entre as medidas preventivas que constam no novo decreto, está a intensificação das orientações sanitárias nos ambientes comerciais, por exemplo, que passa a exigir dos estabelecimentos comerciais o fornecimento de máscaras para os seus servidores, além de só atender os clientes que estiverem usando máscaras, sob pena de serem multados e até ter seus alvarás de funcionamentos suspensos.

O novo decreto mantém também “a suspensão das aulas e demais atividades públicas, obriga o uso de máscaras por todos os cidadãos, além de recomendar a manutenção do distanciamento social e limite de pessoas em estabelecimentos comerciais”. Com a suspensão do transporte intermunicipal, Utinga mantém o funcionamento restrito do comércio local, e a feira livre sem a participação de vendedores de outros municípios, exigindo de todos o uso de máscaras. Aos feirantes são permitidas apenas o comércio de produtos alimentícios, exceto cereais, que são facilmente encontrados nos supermercados locais.

“Toda pessoa que chegar de viagens, internacionais e de outros municípios, ou capitais com casos confirmados da Covid-19, deve ser mantido em quarentena por 14 dias, mesmo não apresentando sintomas”, aponta o novo decreto. As medidas ainda apontam “para a antecipação das férias escolares do fim de 2020 e início de 2021 para abril e maio de 2020, com reposição de aulas em dezembro 2020 e janeiro e fevereiro de 2021”. Conforme o decerto, também é recomendado a criação de grupo de trabalho na Secretaria de Assistência Social e também na Secretaria de Educação para auxiliar as famílias e os alunos em suas eventuais dificuldades alimentares, inclusive no cadastramento do auxílio emergencial do governo federal.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas