Ícone do site Jornal da Chapada

Funcionários do interior da Bahia são treinados para realizar testes rápidos de Covid-19

Mais de 12,5 mil profissionais da saúde foram confirmados | FOTO: Paula Fróes |

As cidades de Porto Seguro, Guanambi e mais uma localidade a definir estão sendo equipadas para realizar testes de Covid-19. As máquinas capazes de realizar os testes já estão nos municípios de Vitória da Conquista e Barreiras. Técnicos de todos esses municípios estão sendo treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado (Lacen), em Salvador. Os pacientes que aguardavam até sete dias para obter o resultado do exame poderão receber o diagnóstico em até 48 horas.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que, com essa iniciativa, as ações de saúde pública poderão ser tomadas ainda mais rapidamente. “O Lacen, em Salvador, já vem fazendo um grande número de testes e dando respostas rápidas. Com essa descentralização, a agilidade será ainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes e contactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novo coronavírus”, disse em nota.

Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para a descentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo cessão de uso de três equipamentos de PCR rápido. “Não se pode confundir com testes rápidos. São máquinas capazes de processar até 12 testes de uma só vez. Na máquina de Vitória da Conquista e na nossa aqui em Salvador, nós conseguimos fazer mais de 90 testes de uma só vez”.

Duas máquinas chegarão na próxima semana, quando Vitória da Conquista também já deverá estar apta a realizar os testes. “Na UFOB, o início será mais demorado, pois eles estão esperando alguns insumos. Em Conquista e na UFOB, serão os mesmos testes feitos no Lacen Salvador. Nos outros três municípios, serão PCR rápidos. A diferença é que esse PCR rápido realiza uma quantidade menor de pacientes. No PCR tradicional, podemos fazer até mais 90 pacientes por vez. O outro faz 12, não é para grande volume”, conclui Arabela Leal.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas