Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Em novo decreto, prefeitura de Morro do Chapéu flexibiliza abertura do comércio local; caso suspeito aguarda exame

Equipe de vigilância sanitária atua em barreiras para medir a temperatura de quem entra no município | FOTO Divulgação/PMMC |

Diferente de alguns municípios que ainda mantêm restrito o funcionamento do comércio local, a prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, publicou decreto no último sábado (25) flexibilizando as medidas para a reabertura do comércio na região. Entre as medidas, está o funcionamento das lojas das 8h às 16h, de segunda a sexta. Nos finais de semana estão proibidos de funcionar. O município chapadeiro aguarda resultado de um caso suspeito de Covid-19.

No novo decreto, os supermercados, mercados de bairro, hortifrutigranjeiros, kitandas, açougues, padarias, farmácias, postos de gasolina, serviços de telecomunicação e internet, serviços funerários, serviços postais e lotéricas não estão incluídos nas limitações. O horário de fechamento desses estabelecimentos não poderá ultrapassar das 20 horas, no entanto, poderão dar continuidade com a prestação de serviço de entrega até às 22h, exceto os serviços funerários e
farmacêuticos.

Morro do Chapéu mantém ações de prevenção contra o novo coronavírus | FOTO: Divulgação/PMMC |

De acordo com o decreto, como medida de proteção, os patrões devem oferecer máscaras a todos os seus funcionários, que obrigatoriamente devem fazer o uso de tal equipamento durante o período de funcionamento do comércio. Os comerciantes também devem cumprir o distanciamento social, respeitando a distância mínima de um metro e meio, entre uma pessoa e outra. Também devem fazer a desinfecção e higienização do ambiente comercial por no mínimo três vezes durante o período em que o comércio esteja funcionando, proporcionar meios de higienização dos funcionários e clientes, seja por meio de água e sabão, ou por meio do álcool em gel.

Já os hotéis, pousadas e afins devem funcionar somente com 50% da sua capacidade de hospedagem, devendo respeitar todas as medidas de biossegurança, higiene e proteção individual para resguardar seus funcionários e clientes. A temperatura de todos os hóspedes que chegam de locais com casos confirmados de coronavírus também devem ser aferidas.

As Igrejas e Templos religiosos podem ser abertos para a realização de missas e cultos, desde que respeitado o limite de uma pessoa por cada quatro metros quadrados. No entanto, as academias de ginástica, esporte, saúde e similares deverão permanecer fechadas até disposição em contrário. As atividades letivas do município também permanecem suspensas até 3 de maio.

Resultado do Exame
Sobre o caso suspeito de infecção por coronavírus, a a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que ainda não há resultado de exame. O casos suspeito foi divulgado em boletim no dia 20 de abril de 2020. “Ressaltamos que estão sendo obedecidas as mais recentes orientações do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia, o qual preconiza que as coletas de exame sejam realizadas a partir do 7º dia do início dos sintomas”.

“A Secretaria Municipal de Saúde desde o início da pandemia vem trabalhando com transparência, responsabilidade e verdade. Sendo assim, caso haja alteração no cenário epidemiológico do município em relação à Covid-19, os meios oficiais serão utilizados para informar toda a população”, aponta nota da prefeitura publicada em redes sociais.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas