Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Presidente dos EUA Donald Trump demonstra preocupação com o “surto sério” de Covid-19 no Brasil

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump | FOTO: D. Myles Cullen/White House |

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se preocupado com o avanço do número de estágio durante pandemia do novo coronavírus no Brasil. Na última quinta-feira (30), o republicano disse que o país “está passando por um momento difícil”.

Trump chegou a sugerir suspensão dos poucos voos que ainda ligam o Brasil aos EUA e disse que o país parece seguir o caminho da imunidade de rebanho — que é infectar o máximo de pessoas possível para que adquiram anticorpos contra o novo coronavírus.

Ele citou o exemplo da Suécia, país que não adotou medidas rígidas de isolamento social por um tempo e viu uma forte alta nos casos de Covid-19. “Eles [o Brasil] estão passando por um momento difícil, eles estão chegando [no modelo de imunidade de] rebanho. A Suécia chegou no rebanho”, disse.

O presidente chegou a criticar a medida de prevenção utilizada pela Suécia, mas em nova coletiva ressaltou que os suecos estão, por conta própria, atendendo às recomendações sobre ficar em casa.

“O povo da Suécia é muito inteligente, eles estão ficando em casa, eles não estão saindo. Algumas pessoas, sim, eu acho, mas eles perderam muitas pessoas”, acrescentou Trump.

O Brasil já registra mais de 87 mil infectados pelo novo coroavirus, segundo o Ministério da Saúde. O número de mortes por Covid-19 já ultrapassa 6 mil. Jornal da Chapada com informações do portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas