Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Chuvas na região fazem reservatório de Sobradinho atingir marca histórica de 91,77% de seu volume

A Companhia tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso | FOTO: Reprodução/Chesf |

O reservatório de Sobradinho, administrado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), atingiu, no último domingo (3), a marca de 91,77% de seu volume útil, nível alcançado pela primeira vez desde 2009, quando Sobradinho chegou a 100% de sua capacidade. A vazão defluente de Sobradinho estava em 1.600 m³/s (metros cúbicos por segundo) e foi reduzida para 1.400 m³/s, na última sexta-feira dia (1º). Já a vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

Segundo informações da Chesf, “o cenário se deu por conta das chuvas, principalmente as ocorridas no estado de Minas Gerais, a partir da segunda quinzena de janeiro deste ano, que possibilitaram um aumento significativo do nível do reservatório, após oito anos de escassez hídrica”. A Chesf avalia que Sobradinho chegará, no máximo, a 95% de sua capacidade, neste mês de maio – após encerramento do período úmido -, não havendo, portanto, previsão do reservatório transbordar.

A Companhia tem adotado, em todos seus reservatórios, os procedimentos definidos para operação durante o período chuvoso, conforme a elevação dos níveis. A situação é de normalidade e bastante favorável com relação ao armazenamento de água em Sobradinho, que possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico.

O reservatório de Sobradinho está localizado no estado da Bahia, em uma distância de cerca de 40 quilômetros a montante das cidades de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, no estado de Pernambuco. O Rio São Francisco, principal rio da região nordestina, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, com extensão de 3.200 quilômetros de sua nascente à foz que se localiza nos estados de Alagoas e Sergipe. Jornal da Chapada com informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas