Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga intensifica ações contra o Aedes aegypti e segue com um caso suspeito de Covid-19

Ações contra o Aedes aegypti no município de Utinga são intensificadas durante período chuvoso | FOTO: Divulgação/PMU |

A prefeitura do município de Utinga, na Chapada Diamantina, intensifica ações contra o Aedes aegypti na região e segue com as atividades de combate e prevenção à Covid-19. Nesta quinta-feira (7), em novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê Técnico Enfrentamento e Combate à Pandemia do novo coronavírus, os números de pessoas monitoradas subiram, passando de 31 para 37, em relação a quarta (6). O número de casos suspeitos de Covid-19 continua em um. Utinga já teve um caso confirmado, que veio a óbito, e outros oito foram descartados.

Neste período de pandemia, a prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira tem buscado ao máximo implantar medidas para o aumento da prevenção ao coronavírus – o vírus letal que transmite a doença respiratória e que vem matando pessoas pelo mundo e no Brasil. Dentro das ações contínuas de conscientização da população, estão as de higiene das mãos com água e sabão, a esterilização com o uso de álcool em gel, ou álcool 70%, uso de máscaras, evitar aglomerações, manter o distanciamento e o isolamento social.

A prefeitura mantém a atuação e rigidez com medidas de proteção contra endemias | FOTO: Divulgação/PMU |

“Estamos vigilantes, e aproveito a oportunidade para reiterar uma recomendação muito importante para as pessoas que chegam de viagem, fique em quarentena, dessa forma você se protege e protege seu semelhante”, pontua o prefeito Joyuson Veira. O gestor disse também, que em meio a urgências ocasionadas pela pandemia, as ações administrativas do município continuam.

“Estamos alertas também para outro grave problema de saúde pública, que é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Nessa época de chuvas, é comum o acúmulo de águas nos quintais, criando um ambiente perfeito para a multiplicação do mosquito”, destaca Joyuson. O combate ao Aedes é outra prioridade da Secretaria de Saúde – já que é o vetor que transmite endemias como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Com o isolamento social, com as pessoas em casa, por conta da pandemia, as orientações são para conscientizar a população para os cuidados com os quintais para eliminar possíveis focos do mosquito.

“Grande parte dos focos do Aedes aegypti é originada pelo descarte inadequado de lixo nas residências, o não fechamento de tanques, a falta de limpeza de calhas e outros. Por isso, meu povo, nos ajude, faça também a sua parte”, finaliza o prefeito de Utinga. Vale salientar, que a prefeitura municipal, também vem dando o apoio aos cidadãos para a realização do cadastro para recebimento do auxílio emergencial fornecido nesta pandemia pelo governo federal.

Leia também

#Chapada: Equipes de saúde de Utinga registram mais um caso suspeito de Covid-19 no município

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas