Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba registra o primeiro óbito por Covid-19 e mais quatro novos casos confirmados da doença; prefeitura fecha comércio

Itaberaba tem agora seis casos confirmados com um óbito e um recuperado | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Um homem de 74 anos é a primeira vítima fatal da Covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Outros quatro novos casos foram registrados pela prefeitura nesta quarta-feira (13), um deles está internado. As informações foram divulgadas pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), por meio de pronunciamento em sua rede social. Acompanhado do secretário da Saúde, João Rodrigues, e da coordenadora de vigilância, Aline Barros de Oliveira, o gestor esclareceu sobre os dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus e disse que está acontecendo contágio comunitário em Itaberaba.

“Detectamos novos casos aqui no município. Dois casos são da sede e dois casos da zona rural. O paciente de 74 anos testou positivo no dia de hoje [quarta-feira – 13 de maio], porém esse paciente veio a óbito no dia 8 de maio. Ele chegou na Unidade de Pronto Atendimento [UPA 24h] com uma parada cardíaca. Foi feito todo apoio na UPA, ele chegou desacordado, com histórico de AVC [acidente vascular cerebral], teve parada respiratória e veio a óbito com parada cardíaca. Nós testamos dia 8 de maio e o resultado saiu hoje [quarta]”, explica Ricardo em vídeo.

O prefeito reforça o pedido de cuidado de proteção e prevenção à doença infectocontagiosa e informa que o contágio comunitário já está acontecendo. “Preciso que vocês fiquem em casa, porque a transmissão comunitária com certeza já esta ocorrendo”, aponta. Com esse novos casos confirmados, a prefeitura de Itaberaba determinou o fechamento do comércio por sete dias, a partir desta quinta-feira (14). “Um decreto será publicado e prevê o endurecimento das medidas de combate ao coronavírus. Faça sua parte e fique em casa”, aponta nota da prefeitura após corrigir números de contaminados.

Em seguida, o prefeito Ricardo Mascarenhas explicou que o decreto “exclui os supermercados, mercearias, os postos de combustíveis e as farmácias, devendo esses seguimentos estabelecerem medidas preventivas de forma a conter aglomerações e funcionar com sua capacidade de no máximo 30%, conforme regras já estabelecidas nos decretos municipais anteriores”.

O secretário João Rodrigues detalha os demais casos registrados no município e reitera a importância de prevenção contra o vírus letal. “Temos um caso importado de uma pessoa de fora e que chegou aqui apresentando alguns sintomas e outro caso de um jovem trabalhador. Então, tem um volume maior de deslocamento. Ele apresentou sintomas e por vínculo, a sua esposa tem apresentado os sintomas da Covid-19. Reitero os cuidados de distanciamento social e o uso da máscara dos que, por ventura, não podem ficar em casa e têm que trabalhar ou exercem atividades essenciais”, ressalta o titular da pasta.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que o município está adquirindo ‘Cabines de Desinfecção’ para serem colocadas em pontos estratégicos da cidade: na região dos bancos, na Feira Nova e na UPA. “Estamos ampliando as ações de combate ao coronavírus. Instalamos lavatórios públicos para higiene das mãos e adquirimos Cabines de Desinfecção, além de reforçar o uso de máscaras e intensificar o monitoramento e a fiscalização em todo o município”, disse o prefeito. Itaberaba agora tem sete casos confirmados de Covid-19, sendo um paciente recuperado e outro internado.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Segunda morte por coronavírus é registrada em Itaberaba menos de 24 horas de notificar o primeiro óbito

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas