Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Itaberaba fecha comércio em novo decreto; entenda o que funciona no município

Itaberaba agora tem sete casos confirmados e três mortes por causa da Covid-19 | FOTO: Jornal da Chapada |

Após o surgimento de mais cinco casos confirmados da Covid-19, com três óbitos, a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, decretou a suspensão das atividades do comércio a partir desta quinta-feira (14) até a próxima quarta-feira (20). Os serviços essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, seguem funcionando.

A obrigatoriedade do uso de máscaras, na circulação externa, tanto na sede quanto na zona rural do município, também foi reforçada no Decreto Municipal nº 101/2020. Desta forma, ficam excluídos da suspensão os supermercados, mercearias, os postos de combustíveis e as farmácias, devendo esses seguimentos estabelecerem medidas preventivas de forma a conter aglomerações e funcionar com sua capacidade de no máximo 30%.

O decreto estipula ainda outras 25 atividades e/ou serviços que passam a ser considerados essenciais, a exemplo da assistência social e à saúde, serviços de segurança pública e privada, além de bancos e lotéricas, dentre outros. No entanto, bares e restaurantes ficam expressamente proibidos de funcionar. Os serviços de delivery e drive-thru permanecem funcionando, ficando proibida a formação de aglomerações na porta destes estabelecimentos.

A medida prorroga também a suspensão do transporte alternativo, transporte rodoviário ou congênere em todo a extensão territorial do município, assim como mantém o fechamento completo das rodoviárias ‘nova’ e ‘velha’. O decreto pode ser prorrogado, conforme avaliação das autoridades sanitárias. Itaberaba já registra sete casos do novo coronavírus, com três pacientes evoluídos para óbitos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas