Ícone do site Jornal da Chapada

‘Roberto Santos’ treina mais de 1200 profissionais para situações relacionadas à Covid-19

O Hospital Geral Roberto Santos, no entanto, não atende pacientes com Covid-19 | FOTO: Ilustração/HRCC |

Mais de 1200 trabalhadores da equipe multiprofissional e de apoio administrativo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, já receberam treinamento para lidar com as demandas do novo coronavírus. Promovida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 local (CEC-HGRS) e pela diretoria de enfermagem da instituição (Direnf-HGRS), a capacitação possibilita uma assistência mais qualificada, além de contribuir para o ajuste dos processos, o que inclui treinamento para a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Participam do processo os profissionais que atuam direta ou indiretamente dos cuidados com os pacientes, a exemplo de enfermeiros, técnicos, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, auxiliares de higienização, maqueiros, vigilantes e funcionários do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-HGRS). Assim, espera-se que todos possam estar conscientes do fluxo e cuidados a serem prestados aos pacientes com suspeita ou confirmados com Covid-19.

“Nesse processo, também foram inseridos os acompanhantes que se encontram no hospital, entendendo que a família é parte importante para disseminar informações corretas sobre formas de prevenção à Covid-19”, conta a diretora de enfermagem do HGRS, Aldacy Gonçalves, que acrescenta: “em 42 dias de atuação, já abordamos temas como adornos zero; utilização correta de EPI (paramentação e desparamentação); coleta correta de swab e intubação orotraqueal, com sistema fechado, além dos fluxos de atendimento tanto nas portas de entrada (emergências adulto, obstétrica e pediátrica) quanto o fluxo de transporte dos pacientes e preparo do corpo de paciente suspeito e confirmado”.

A iniciativa acontece em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar local (CCIH-HGRS), que organizou rodas de conversa para retirada de dúvidas acerca do novo coronavírus. São atividades realizadas em conjunto a fim de ampliar ao máximo o número de profissionais capacitados para o enfrentamento à Covid-19 no HGRS.

Diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho ressalta, porém, que, neste momento, o Hospital Geral Roberto Santos não atende pacientes com Covid-19. “Somos o maior hospital público da Bahia, com assistência a quase todas as especialidades. Então, é mais prudente que consigamos manter o atendimento de alta complexidade para qual fomos vocacionados. Por enquanto, no que se refere ao novo coronavírus, estamos atuando na retaguarda e, para ajudar a desafogar os hospitais que cuidam desses casos, inauguramos, no último dia 1º, cem novos leitos de enfermaria”, lembra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas