Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: País já tem mais de 31 mil profissionais de saúde que foram contaminados pelo novo coronavírus

Na Bahia, 44.336 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19 | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

O secretário-substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, participou nesta quinta (14) de entrevista no Palácio do Planalto sobre Covid-19 no Brasil. Ele apresentou dados captados pelo SUS Notifica, sistema criado no início da pandemia para reunir os dados sobre o novo coronavírus no país.

Segundo o secretário, até o momento foram identificados 199.768 profissionais de saúde com suspeita de covid-19. Destes, 31.790 foram confirmados e 114.301 estão em investigação. Outros 53.677 descartados. Do total dos casos suspeitos, as modalidades mais atingidas são técnicos ou auxiliares de enfermagem (34,2%), enfermeiro (16,9%), médico (13,3%), recepcionista (4,3%).

Distribuição dos óbitos por covid-19 em sete países com mais casos confirmados – Ministério da Saúde

Tendência de alta
Eduardo Macário ressaltou que o Brasil passou a França em número de casos. De acordo com o gráfico, o Brasil apresenta uma tendência de alta, assim como os Estados Unidos, enquanto outros países com grande número de casos já sinalizam uma tendência de queda.

“Estamos numa tendência crescente principalmente por conta do quantitativo de testes assim como a transmissão que está ocorrendo em várias cidades. Estamos em uma ascendência no número de óbitos [por covid-19], mostrando que situação epidemiológica é de alerta no Brasil. Não há perspectiva de estabilização ou diminuição”, pontuou o secretário.

Essa avaliação, acrescentou, serve para os gestores locais balizarem suas medidas e para que a população tome os devidos cuidados para evitar a infecção. Ele defendeu a estratégia de testar, identificar os infectados e isolar os contatos.

Contudo, não comentou as medidas de distanciamento mais rígidas sendo adotadas por diversos estados e cidades nem informou como ficou a situação das orientações para o distanciamento cuja versão preliminar foi anunciada na última segunda-feira (11). Na quarta (13), o Ministério da Saúde cancelou a entrevista coletiva diária sob a alegação de que não havia conseguido consenso com secretários estaduais e municipais.

Leia também

#Bahia: Estado bate recorde de mortes diárias com 26 óbitos nas últimas 24h; são quase 7 mil pessoas infectadas

#Mundo: Brasil já tem mais de 200 mil contaminados por coronavírus e se aproxima das mil mortes por dia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas