Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba já tem transmissão comunitária do novo coronavírus; veja número de contágios por bairros

Itaberaba segue com ações para conter o vírus mortal | FOTO: Divulgação |

São agora 10 casos confirmados de Covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A Secretaria de Saúde de Itaberaba, por meio do Comitê de Enfrentamento e Combate à Pandemia do novo coronavírus, divulgou neste domingo (17) o novo boletim epidemiológico para atualizar os dados.

Os números informados apontam ainda para 30 casos suspeitos. Entre os 10 confirmados estão seis ativos, dois curados e dois óbitos. Nesse momento estão sendo monitoradas 97 pessoas e 51 casos já foram descartados.

O boletim informativo da Secretaria de Saúde também trouxe uma novidade, ou seja, o mapeamento da pandemia no município destacando o número de casos registrados por bairros e zona rural.

Na sede do município, os bairros que têm casos confirmados são Paroquial, dois, Caititú, dois, Campo do Governo, tem um caso e o bairro Campo de Avião, também com um. Na zona rural aparece no mapeamento os povoados de Santa Helena, três casos, e povoado de Amaralina, com um caso.

Em declaração recente, o secretário da Saúde João Rodrigues esclareceu sobre os dados epidemiológicos da pandemia e disse que já ocorre contágio comunitário. Já o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) reforça a importância das medidas de prevenção à doença infectocontagiosa.

O gestor chapadeiro informa que o comércio está fechado por sete dias, de 14 a 21 de maio, só é permitido o funcionamento dos supermercados, mercearias, postos de combustíveis e as farmácias, devendo esses estabelecimentos cumprirem medidas preventivas para conter aglomerações.

Essas empresas devem funcionar com sua capacidade de no máximo 30%, conforme regras já estabelecidas em decretos municipais. O município de Itaberaba tem intensificado a atuação nas barreiras sanitárias com o monitoramento e a fiscalização em todo o território.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas