Ícone do site Jornal da Chapada

Pesquisadores do Ibope contaminados com Covid-19 trabalharam em Irecê sem o conhecimento da prefeitura

Três dos 14 membros da equipe do Ibope testaram positivo para o coronavírus | FOTO: Ilustração/Raíza Milhomem |

Uma equipe de pesquisadores de São Paulo, a serviço do Ibope Inteligência, chegou ao município de Irecê, na Chapada Velha, para realizar um estudo e testes rápidos de Covid-19 nos moradores na última quinta-feira (14). Entretanto, a secretaria de Saúde municipal não estava ciente. O prefeito Elmo Vaz (PSB), ao saber do caso, pediu maiores informações e os pesquisadores foram conduzidos para a delegacia.

Na delegacia, foi constatado que o grupo tinha autorização do Ministério da Saúde para realizar o trabalho. Entretanto, fez exigências dentro do protocolo de controle do alastramento da doença e testes rápidos realizados na equipe diagnosticaram que três dos 14 participantes testaram positivo para o novo coronavírus.

Pronunciamento do prefeito sobre ações durante a pandemia

Diante dos fatos, a pesquisa foi suspensa e a equipe de pesquisadores retornou no sábado (16) para São Paulo, estado mais atingido pela pandemia. No domingo (17), uma reportagem no Fantástico, da Rede Globo, relatou que a equipe teria sido hostilizada, o que foi negado pelo prefeito Elmo.

“Eu tenho certeza que o Fantástico, no próximo domingo, vai fazer outra matéria e colocar o outro lado da situação”, disse o gestor, que também divulgou uma nota segunda-feira (18) sobre o assunto. Em nota, a prefeitura de Irecê esclareceu o fato e informou que todas as pessoas que participaram da pesquisa estão sendo monitoras e serão testadas novamente para a Covid-19 após passar 10 dias de contato com os entrevistadores.

Jornal da Chapada

Confira a nota completa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas