Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaetê notifica cinco casos positivos de covid-19 por testes rápidos e ainda rastreia número de suspeitos

Itaetê agora tem cinco casos confirmados por teste rápidos | FOTO: Montagem do JC |

Em regime de urgência, a Secretaria de Saúde de Itaetê, na Chapada Diamantina, realizou testes rápidos no distrito de Rumo, zona rural do município, nesta terça-feira (19), e constatou cinco pessoas contaminadas por covid-19. Os testes foram realizados após a notícia de que uma pessoa que mora no distrito e trabalha na Coelba, em Itaberaba, descobriu o vírus após teste em Itaberaba.

Diante da informação, alguns moradores do Rumo que tiveram contato com o rapaz infectado durante um churrasco de aniversário de um dos moradores do local, acionaram a Secretaria de Saúde do município para a realização dos testes. O aniversariante e mais quatro pessoas testaram positivo para o coronavírus.

Segundo informações, a festa de aniversário ocorreu no dia 3 de maio em um sítio do Rumo. Cerca de 30 pessoas participaram do evento e, entre os convidados, estava um rapaz que tinha chegado de São Paulo há pouco tempo. Ao tomar conhecimento do fato, o prefeito Valdes Britto (PT) enviou uma equipe da Secretaria de Saúde para o distrito, onde está acontecendo o rastreamento de todos que estiveram contato com o rapaz.

“Estamos aguardando o relatório da nossa equipe de saúde para obter dados mais precisos do quadro de contaminação no Rumo. Neste momento, estamos enviando mais testes rápidos para serem feitos em todos que tiveram em contato com esse rapaz e tomar as providências que o caso requer. Na oportunidade, recomendo ao povo de Itaetê que atente para as recomendações sanitárias, como o isolamento e o distanciamento social, o uso da máscara, a higiene constante das mãos e o uso do álcool em gel. Juntos vamos vencer essa doença que vem assombrando o mundo, o Brasil e agora em Itaetê”, declara o prefeito Valdes.

As pessoas que testaram positivo estão em isolamento domiciliar e têm estado de saúde estável. Elas aguardam o resultado do exame laboratorial que foi encaminhado ao Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA), em Salvador.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas