Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Prefeitura de Ipirá esclarece morte de paciente com suspeita de infecção por coronavírus

Foi coletado o material para detecção do vírus | FOTO: Divulgação/PMI |

A prefeitura de Ipirá, município da Bacia do Jacuípe, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 emitiu uma nota, nesta quarta-feira (20), para esclarecer sobre paciente que evoluiu a óbito na última terça-feira (19) (veja aqui). A nota,publicada em rede social na página da prefeitura, explica que o paciente apresentava “história de doença de base grave descompensada, com comorbidades sendo submetido a procedimentos de estabilização do quadro na unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h)”.

Mesmo com a unidade de saúde possuindo respiradores, a indicação era que fosse transferido para um hospital de maior suporte, por meio de regulação, mas não foi possível. Além do histórico do paciente circular por regiões com casos confirmados da doença, ele apresentava sintomatologias para covid-19. A coleta de material para detecção do vírus foi realizada.

“Devido o paciente circular por outras regiões endêmicas para a covid-19, e por apresentar quadro clínico sugestivo, realizou-se a coleta de material nasal e orofaringe. A equipe se mantém firme tomando todas as medidas cabíveis com base no protocolo do Ministério da Saúde, mesmo antes da saída do resultado final do exame, que tem o prazo de entrega de 5 a 10 dias úteis pelo Lacen [Laboratório Central da Bahia], devido a alta demanda por conta da pandemia”, aponta nota.

A prefeitura e a Secretaria de Saúde solicitam que a população “não transmita informações inverídicas em redes sociais e outros canais de informação para não gerar desespero e pânico prejudicando o trabalho da Vigilância Epidemiológica”. Ainda esclarece que “no momento não há nenhum caso suspeito na UPA e nenhum novo caso confirmado para covid-19, até esta data [20] no município”, completa a nota.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas