Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ex-professores da rede estadual de ensino tiveram auxílio emergencial negado por constar vínculo ativo com a SEC

Educadores estão indignados com o governo da Bahia e com Rui Costa que não toma uma atitude | FOTO: Divulgação/EBC |

Exonerados e sem poder trabalhar, com filhos com fome em casa e o desespero causado pela pandemia em todo país. Esse é o relato de diversos pais e mães de famílias, que são professores e tiveram o pedido de auxílio emergencial negado devido ao vínculo indevido com a Secretaria de Educação da Bahia (SEC). Os relatos se encontram em um grupo de professores e ex-professores do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) nas redes sociais.

A comunicação de quem passa pelo sofrimento tem o intuito de direcionar outros, que até o momento estão sem entender o motivo da negativa, uma vez que estão sem poder trabalhar devido à crise sanitária do vírus que tem matado milhões no mundo. A maioria foram Redas por meio de processo seletivo ou por regime emergencial e contratos encerrados. Tem o caso de uma professora que atuou, por quase três meses, dando aula de ciências e biologia. Ela foi exonerada desde janeiro de 2020 e, até o momento, não tem vínculo. Ao solicitar o auxílio disponibilizado pelo governo federal recebeu a negativa de que possuía renda familiar acima de três salários mínimos.

Trabalhadores procuram o governo estadual e não conseguem resolver a questão | FOTO: Reprodução |

“Tive meu contrato encerrado desde o dia 7 de janeiro de 2020. Desde então tive dificuldades de encontrar uma nova oportunidade de trabalho. A única alternativa seria o auxílio. Moro de aluguel com minha mãe e tenho uma filha de 13 anos e estou de mãos atadas. Busco a SEC e apenas pedem o CPF e a matrícula, mas não dão prazo para corrigir. Envio e-mail para Saeb [Secretaria de Administração], sem respostas. Preencho formulários e nada. Queremos uma posição do governador, pois sua equipe está estrategicamente desalinhada com essa questão de pessoas exoneradas e ativos no sistema”, aponta indignada a professora de biologia em contato com o Jornal da Chapada.

Outra ex-professora do estado, que faz parte do grupo Reda, foi até a página da Seab, mas também não teve sucesso. “Acabei de mandar mensagem no Instagram e no Facebook da Saeb pedindo informações, mas muitas coisas na Bahia só se resolvem quando cai na mídia. Estou muito chateada, pois já tenho 11 meses que sai do estado e fica um jogo de empurra-empurra para pagar uma rescisão, que não é esse dinheiro todo. Agora isso do auxílio. Tem horas que a gente perde até a vontade de continuar correndo atrás”, aponta.

Caixa explica a situação a professores | FOTO: Reprodução |

Em outra publicação, a Saeb responde que “é uma demanda de todo o estado” e que realmente os servidores desligados encontram-se ativos no sistema. No entanto, não dá prazo para regularização. “Estou passando por isso também. Liguei para a sede da SEC e pegaram meu CPF e número de matrícula e disseram que tinha que esperar. Observação, não me deram prazo pra retirada do meu nome do sistema. Medo de não dar tempo e eu perder meu direito”, aponta outra ex-servidora.

São inúmeros os relatos e as dificuldades que estes professores estão enfrentando em um momento que a ajuda dos governos estadual e federal são essenciais para manterem-se vivos. Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) tem realizado e publicizado inúmeras ações para tentar conter o vírus que já matou quase 400 pessoas no estado em tão pouco tempo. “Parece que a equipe não conseguiu acompanhar a correria de Rui. Vamos buscar nossos direitos e, se não resolverem, vamos iniciar um protesto online para que sejamos ouvidos”, completa uma denunciante.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas