Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Piatã é de jovem de 28 anos que retornou de SP

As equipes de saúde recomendam que as pessoas fiquem em isolamento para evitar contágio | FOTO: Divulgação |

O primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus foi registrado no município de Piatã, na Chapada Diamantina. A informação foi divulgada por meio de boletim epidemiológico, disponibilizado na última sexta-feira (22). De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nas redes sociais da gestão municipal, trata-se de um paciente jovem, de 28 anos, com histórico de viagem de São Paulo para Piatã no dia 30 de abril. Ainda segundo dados, o paciente foi orientado a fazer quarentena.

“No dia 22 de maio, o paciente procurou a Unidade Básica de Saúde [UBS], relatando tosse, febre, diarreia, vômitos e dificuldade respiratória. O paciente foi devidamente avaliado pelo médico da UBS e posteriormente encaminhado para a unidade hospitalar, ele foi recebido pelo médico plantonista e realizado teste rápido para covid-19, que testou positivo, ainda assim foi realizado a coleta de amostras de secreções nasais e orais, e enviada ao Lacen [Laboratório Central da Bahia]”, aponta a nota.

No último sábado (22), a família do paciente recebeu a visita da equipe de saúde. Foram realizados escutas dos familiares e testes rápidos para covid-19, os quais deram negativos. “Os familiares foram orientados a informar a equipe de saúde caso apareça algum sintoma, visto que, o teste rápido detecta a presença de anticorpos após oito dias de iniciados os sintomas”, ressalta a pasta de Saúde por meio de nota.

No último boletim divulgado pelo município, consta um caso confirmado por meio de teste rápido, nenhum caso suspeito, 11 casos foram descartados e 12 pessoas que tiveram contato direto com o paciente estão em isolamento domiciliar. Sobre o caso confirmado, o quadro de saúde permanece estável, recebeu alta e foi direto para isolamento também domiciliar, com acompanhamento da equipe de saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas