Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga adquire kits e começa a testar população para covid-19; município testará dez vezes mais que a Bahia

Os teste devem iniciar nesta segunda durante a feira livre do município chapadeiro | FOTO: Divulgação/PMU |

Utinga tem sido um dos municípios chapadeiros que está à frente no que se refere a novos recursos e ideias para o combate contra o coronavírus. Suas ações de prevenção e monitoramento caminham para resultados que possam dar direcionamento a decisões. Em entrevista à rádio local, neste último sábado (23), o prefeito Joyuson Vieira anunciou mais uma novidade, que é a aquisição de novos testes para covid-19, que testará dez vezes mais que o estado da Bahia de forma proporcional.

Joyuson aponta com detalhes a deficiência de testagem na polução do Brasil, na Bahia e que o município de Utinga inova com a medida para ter dados para nortear as decisões do Comitê Gestor de Enfrentamento à Pandemia.

“A prefeitura conseguiu comprar testes. Recebemos alguns testes do Ministério da Saúde, mas eles são muito protocolados. Só podemos fazer se tiver algum sintoma, se for um profissional de saúde ou um profissional de segurança pública. Vamos testar um grupo de pessoas com testes adquiridos”, ressalta o gestor entusiasmado por ter conseguido a realização de mais uma ação de combate contra o vírus mortal.

O prefeito Joyuson diz que o município testará mais que a Bahia proporcionalmente | FOTO: Divulgação/PMU |

“O Brasil faz 3,4 testes por milhão de habitantes. É vergonhoso! A Bahia está testando 0,25 por cento da população, ou seja, apenas 40 mil testes por 15 milhões de habitantes, embora seja o segundo estado que mais testa no Brasil. Vamos fazer 250 testes por 100 mil pessoas, ou seja, 2.500 testes por milhão de pessoas. Vamos sair infinitamente em termos percentuais distantes do que esta saindo na Bahia e no Brasil. Além das pessoas suspeitas, vamos pegar pessoas não suspeitas de um outro grupo de diversas categorias para testar. Utinga vai testar dez vezes mais que a Bahia para a gente ter um extrato correto para orientar nossas decisões”, aponta Joyuson.

Durante a entrevista, o prefeito não deixou de citar a proatividade nas ações para conter a chegada do novo coronavírus, ainda que o registro de um óbito tenha sido impactante para o município.

“O primeiro caso com óbito foi muito impactante, mas teve o outro lado de nos encontrar naquele momento com muita preparação. O hospital já isolado, os profissionais da casa, parte do hospital também já isolado e os cuidados da Secretaria de Saúde, inclusive no sepultamento”, frisa o prefeito.

Confira entrevista completa do prefeito de Utinga

Dentre as ações estão decretos com medidas restritivas, uso de drone para monitorar a população em isolamento, higienização de praças e ruas, instalações de pias na feira livre para higienização e uma ala isolada para atendimento da covid-19 no Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres II.

Conforme boletim epidemiológico, divulgado por meio da Secretaria de Saúde, até o momento o município segue com um caso suspeito, 133 pessoas monitoradas e um caso confirmado que foi a óbito. A pasta da Saúde ainda reforça aos utinguenses que evitem sair de casa sem necessidade, assim como mantenham os cuidados de higiene e o distanciamento social.

Jornal da Chapada

Boletim atualizado de Utinga

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas