Ícone do site Jornal da Chapada

#Coronavírus: Municípios da Chapada Diamantina seguem medida do governo que antecipa os feriados de São João e Independência da Bahia

Os feriados de São João e Independência da Bahia foram antecipados na Bahia | FOTO: Montagem do JC/Secom | |

Duas datas importantes do nosso calendário de comemorações tiveram seus feriados antecipados em todo o estado por causa da pandemia do novo coronavírus, que ameaça dizimar parte da população mundial. Os feriados de São João, 24 de junho, e o dia da Independência da Bahia, 2 de julho, ‘serão’ nesta segunda (25) e terça-feira (26), respectivamente. Alguns municípios da Chapada Diamantina vão cumprir a medida aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A medida é mais uma estratégia do governo estadual, administrado pelo governador Rui Costa (PT), para tentar conter a proliferação do novo coronavírus, diminuir a taxa de contágio e tentar evitar o colapso do sistema de saúde no estado. Em redes sociais, as prefeituras de Lençóis, Nova Redenção, Itaberaba, e Itaetê, por exemplo, emitiram notas para informar à população a antecipação dos feriados tradicionais.

O São João de Itaberaba é um dos mais procurados da Bahia | FOTO: Divulgação |

As recomendações, em linhas gerais, são as mesmas. É preciso ficar em casa o máximo que for possível e evitar reuniões e aglomerações para evitar contágio. A administração do município de Itaberaba, por exemplo, portal de entrada da Chapada Diamantina, e um dos locais mais procurados durante o São João tem seguido os protocolos dos órgãos de saúde e o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) reforça os decretos em vigor e defende o isolamento social.

“Seguimos trabalhando incansavelmente sempre em busca de melhorias para nossa população. Juntos venceremos essa batalha contra o coronavírus”, diz o prefeito em publicação de rede social para tratar da entrega de mais uma ambulância para o município. Itaberaba tem 18 casos confirmados de covid-19.

Lençóis – FOTO Divulgação 6

Assim como Itaberaba, a cidade de Itaetê, gestão do prefeito Valdes Brito (PT), teve testes rápidos com resultados positivos em também 18 pessoas. Lá, o gestor adere à antecipação dos feriados e frisa que “não haverá expediente nas repartições públicas e estabelecimentos privados, ressalvos os serviços essenciais de Saúde”.

Em Lençóis, o prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB) também seguirá a estratégia do governo estadual, mesmo não tendo casos confirmados. A intenção é evitar que o vírus entre no município chapadeiro. “Em virtude da alteração do calendário de feriados estaduais, este município guiará a determinação do Governo do Estado da Bahia. Portanto, segunda e terça é feriado em todo território do município de Lençóis”, aponta o gestor por meio de sua assessoria.

Devido à pandemia, os festejos juninos em Itaetê foram cancelados | FOTO: Divulgação |

E no município de Nova Redenção, berço do Poço Azul, e um dos locais também sem casos confirmados, a gestão da prefeita Guilma Soares (PT) seguirá a determinação do governador Rui Costa e já comunicou o feriado com apenas funcionamento de serviços essenciais. “Pedimos para que a população evite aglomerações, e se alguém precisar sair, que seja com máscara. Não temos casos confirmados, mas precisamos redobrar a atenção e cumprir toda e qualquer medida que ajude a salvar vidas”, ratifica a única gestora mulher da Chapada Diamantina.

Entrevista do prefeito dd Utinga Joyuson Vieira

Utinga não terá antecipação
Em Utinga, o prefeito Joyuson Vieira não aderiu à medida, pois a decisão do governador foi muito em cima e os números da pandemia foram contidos após o alerta de um óbito por covid. “Temos dados estáveis, mas de muita atenção”, diz Joyuson. Ele explica que a referência de atendimento de alta complexidade é em Salvador e se a rede da capital colapsar atingirá todos os outros municípios que dependem dela. Vieira anunciou que as equipes de saúde vão testar pessoas na feira livre desta segunda e que a prefeitura fará outras ações dessa para ter dados mais concretos que vão nortear decisões.

Utinga tem um caso confirmado, que evoluiu para óbito. O município não adere à antecipação dos feriados. “Aqui não vai ser feriado. Vai ter feira segunda. A ideia foi excelente, mas não temos necessidade. A cidade está aberta. Lá na frente a gente pensa em antecipar feriados. Em Utinga não será feriado nesta segunda e terça”, diz Joyuson em entrevista a rádio local.

Também em rede social, o governador Rui Costa reafirmou a antecipação das folgas de São João e Independência da Bahia para esta segunda e terça e também apontou que na quarta (27), os municípios que desejarem poderão antecipar um feriado municipal para esta data. “Para os dias 28 e 29 de maio, publicarei decreto suspendendo serviços não essenciais nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Essas medidas têm como objetivo conter o aumento de casos da Covid-19 em nosso estado”. O governador já sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia.

Publicação do governador Rui Costa

Projeto de lei aprovado na Assembleia
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, neste sábado (23), o projeto de lei que antecipa os feriados das duas importantes e afetivas datas comemorativas para os baianos. Ambas agora oficialmente foram transferidas para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, em todo o território baiano. O presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP) defendeu a medida e elogiou a atuação do governo estadual no enfrentamento ao novo coronavírus.

“É mais um esforço do governador Rui Costa – e também dos prefeitos que irão alterar as datas dos feriados municipais – para que a gente consiga conter a disseminação do coronavírus e evitar o colapso do nosso sistema de saúde pública, e nisso a atuação dos líderes parlamentares Sandro Régis e Rosemberg Pinto foi exemplar. São duas datas muito caras ao povo baiano, principalmente o nosso grande São João no interior, mas o importante, neste instante, é salvar vidas. Vivos, voltaremos a festejar no ano que vem”, justifica o presidente da Alba.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas