Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Em cerimônia virtual, Barroso e Fachin assumem os cargos de presidente e vice do TSE

Os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin | FOTO: Divulgação |

Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta segunda-feira (25). A nova gestão comandará o Tribunal até fevereiro de 2022, quando acontecerá novas Eleições Municipais.

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o evento foi realizado com uma mesa virtual de autoridades. Apenas a atual presidente da Corte, ministra Rosa Weber; os ministros Barroso e Fachin, que assumiram seus cargos e o ministro Luis Felipe Salomão estavam presentes, respeitando os dois metros de distanciamento. Os demais ministros que compõem o TSE e as autoridades que tradicionalmente estariam na mesa de honra participaram da solenidade de forma virtual.

Foram convidados também o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que foi representado pelo vice-presidente daquela Corte, ministro Luiz Fux. Também compos a mesa virtual o procurador-geral Eleitoral, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso passou a integrar o TSE como ministro substituto em setembro de 2014. Barroso é natural da cidade de Vassouras (RJ) e doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade e chegou a ser procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Já o ministro Edson Fachin é natural de Rondinha (RS) e integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) desde junho de 2015. Ele é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos publicados.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas