Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia foi o estado com maior número de crimes violentos em março, apontam dados do ‘Monitor da Violência’

O governador da Bahia, o petista Rui Costa | FOTO: Fernando Vivas/GOVBA |

Segundo dados do ‘Monitor da Violência’, a Bahia é o estado do país com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ocorridos em março desse ano. A informação foi divulgada na última segunda-feira (25) e mostra que o estado teve um aumento de 18,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Durante entrevista ao ‘Bahia Meio Dia’, da TV Bahia/Globo, na segunda, o governador Rui Costa (PT) disse que o aumento do número de crimes violentos no estado está ligado à soltura de detentos, alguns deles líderes de facções criminosas, durante a pandemia do coronavírus. “A Secretaria de Segurança tinha uma expectativa de que iria aumentar, porque muitos líderes de facções criminosas, grandes lideranças do mal, que comandam assassinatos, foram soltos por diversas instâncias judiciais em nosso país, que atuam na Bahia”, afirmou Rui.

Segundo o governador, ele recebeu uma lista do secretário de segurança, Maurício Barbosa, dos criminosos soltos na semana passada. “Ele [Maurício Barbosa] já me dizia que, infelizmente, isso aumentaria o número de crimes nas próximas semanas, infelizmente é o que está acontecendo”, disse.

Em relação ao índice por 100 mil habitantes, a Bahia teve uma taxa de aumento no número de crimes de 3,53. A taxa nacional de CVLIs a cada 100 mil habitantes é de 1,97. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia já havia pontuado que 80% dos crimes têm ligação com “o tráfico de drogas (rivalidades e usuários com dívidas), combatido diariamente com prisões de traficantes e apreensões de entorpecentes”.

“Temos buscado atuar com o Ministério Público do Estado da Bahia que é a quem compete questionar, porque o governador não é parte nas ações criminais. Quem atua questionando em nome da sociedade é o Ministério Público”, concluiu Rui Costa. Jornal da Chapada com informações do G1-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas