Ícone do site Jornal da Chapada

#OperaçãoTamoio: Carreta batizada de ‘Trovão Azul’ roubada há quase nove anos é recuperada em Rafael Jambeiro

O veículo era conduzido por um homem de 37 anos, que foi preso na operação | FOTO: Divulgação/PRF |

Um caminhão Volvo/FH 520 6×2 roubado no ano de 2011, no município de Várzea Grande (MT), foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última quinta-feira (28), na região de Rafael Jambeiro. Na ação, um homem foi preso. Equipe da PRF realizava fiscalização da Operação Tamoio, na altura do quilômetro 494 da BR 116, quando foi dada ordem de parada para a carreta, com placas de Imbau (PR), acoplada a dois semi-reboques. O conjunto era conduzido por um homem de 37 anos.

De acordo com a PRF, foram solicitados os documentos de porte obrigatório, foi quando os agentes decidiram aprofundar a verificação no caminhão trator e foram encontrados indícios de adulterações nos elementos identificadores. Com técnicas de análise criminal em fraude veicular, os policiais perceberam que se tratava de um clone, pois o veículo original, placas de Nova Mutum (MT), possuía ocorrência de roubo conforme registro efetuado em agosto/2011 no município de Várzea Grande (MT).

Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações da polícia, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes. Questionado, o condutor informou que adquiriu o caminhão há cerca de 6 anos, porém, não havia transferido o veículo para seu nome, fato que levantou suspeita. O veículo apreendido e o motorista foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Rafael Jambeiro, para formalização do flagrante pelo crime de receptação.

Operação Tamoio
A PRF deflagou em todo o Brasil, na última quinta-feira (28), a Operação Tamoio. O objetivo é o enfrentamento à criminalidade, tendo as ações reorientadas por meio de informações da inteligência policial, o que traz otimização dos recursos humanos, tecnológicos e o emprego das Unidades de Recursos Especializados da polícia rodoviária.

O nome ‘Tamoio’ vem do Tupi Guarani ‘Tamuía’, que significa ‘o avô’, ‘o antepassado’. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação. Com dados da PRF-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas