Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primata nativo de Mata Atlântica em risco de extinção é resgatado pela Cippa entre Seabra e Lençóis

Macaco nativo de florestas baianas resgatado na Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC/SSP |

Um primata nativo de Mata Atlântica e em risco de extinção foi resgatada por policias da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) entre Seabra e o distrito de ‘Tanquinho’, em Lençóis, onde a unidade é sediada, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (27). No entanto, a informação do resgate só foi divulgada no último sábado (30) pela página da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com dados, o macaco estava ferido, desidratado e assustado.

A ação aconteceu após os policiais da Cippa receberem um alerta de socorro de um morador de ‘Tanquinho’. Conforme o comandante da Cippa de Lençóis, major Ednaldo Siqueira Vieira, o mamífero é da espécie Guigó – nativo das florestas baianas de Mata Atlântica. O macaco estava seguindo em uma estrada entre Seabra e o distrito de Tanquinho quando, na altura da subestação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), já na região de Lençóis, encontrou o animal ferido.

“O macaquinho chegou na nossa sede com escoriações na perna e próximo ao queixo, além de estar bastante fraco. Sabemos que a espécie do Guigó é uma das que corre perigo de extinção e por isso encaminhamos rapidamente para um médico veterinário que o avaliou e iniciou tratamento”, explicou o oficial. Depois de ser atendido por veterinário, as equipes da Cippa entraram em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde mantiveram comunicação com o Parque Zoobotânico de Salvador, para onde foi encaminhado o primata.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas