Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretaria de Saúde de Itaberaba notifica que 14 idosos estão com covid; número de casos ativos sobe para 40

São 98 vítimas fatais pela doença no município | FOTO: Montagem do JC/PMI |

O boletim epidemiológico divulgado pela Câmara Técnica da Secretaria de Saúde de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, divulgado neste domingo (31) não foi nada animador, além dos números estarem subindo, a gestão notificou 14 idosos com covid-19 e o número de infectados chega a 50, com 40 deles ativos. Uma nota de esclarecimento do secretário de Saúde, João Rodrigues, confirma os dados e aponta que o município teve confirmação de novos pacientes positivos para a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Conforme a nota, a Vigilância Epidemiológica desenvolveu uma ação de avaliação e testagem em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILP) nos dias 20, 29, e 30 de maio. Dentre os novos casos positivos, 14 são idosos da referida instituição e sete são funcionários. A nota destaca também que apenas um dos pacientes apresentou sintomas gripais como febre, tosse e coriza, os demais são assintomáticos, ou seja, estão sem sintomas e sendo monitorados pelos profissionais de saúde.

A nota ressalta que as medidas necessárias de isolamento, busca e controle dos contactantes diretos estão sendo orientadas pela equipe de Vigilância do município. O boletim de Itaberaba, município administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), traz também os seguintes números 18 casos suspeitos, 40 casos ativos, oito casos curados, dois óbitos e 290 casos monitorados. O município também já realizou 381 testes rápidos e já descartou 92 casos.

Em Itaberaba, a pandemia também é mapeada por bairros e localidades rurais. Atualmente existem casos confirmados em 15 bairros da cidade. São eles ‘Pé do Monte’, ‘Campo do Governo’ e ‘Independente’ com quatro casos cada, ‘Barro Vermelho’ e ‘Caititu’ têm três cada um, ‘Paroquial’ com dois casos, ‘Estrela do Sol II’ e ‘Batalhão’ com um caso cada, ‘Loteamento Bahia’ tem dois infectados, ‘Concic’ tem um, assim como ‘Cidade de Deus’, ‘Jardim das Palmeiras’, ‘Cidade Universitária’, e o ‘Centro da cidade tem dois casos e, agora, o bairro ‘São João’ que aparece no mapa com 15 casos.

O quadro da pandemia na zona rural tem a ‘Região de Santa Helena’ com três casos, ‘Campo de Avião’ com um caso e ‘Amaralina’ também com um caso. A nota de esclarecimento do secretário João Rodrigues finaliza com recomendações de prevenção que devem ser seguidas rigorosamente pela população que são o isolamento social, se precisar sair é obrigatório o usos de máscara, além de continuar mantendo o distanciamento social nas ruas, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Ficar em casa ainda é o melhor remédio, a covid-19 é uma doença perigosa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas