Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretaria de Saúde de Ituaçu esclarece exame PCR negativo do primeiro caso confirmado de covid na cidade

São 54 casos ativos de covid-19 no município | FOTO: Montagem do JC/PMI |

A secretária de Saúde do município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, Kalilly Lemos, confirmou o último caso positivo por meio de um conjunto de critérios. Isto se deve ao exame laboratorial (RT-PCR) ter dado negativo. No entanto, a titular assegura que a paciente se enquadra por outras avaliações. Trata-se de uma paciente de 39 anos, que está entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia (veja aqui)

“O exame [RT] PCR deu negativo, porém o período que deve ser realizado o teste é do quinto ao sétimo dia após os sintomas, o que não se enquadrou nesta paciente. A paciente tem três critérios que foram confirmados e entre eles estão o clínico, epidemiológico e laboratorial”, aponta a gestora da pasta de Saúde.

“O critério clínico são os exames de imagens. Epidemiológico são os vínculos com pessoas contaminadas. E o laboratorial foi o teste positivo do teste rápido. Portanto, a paciente é confirmada positivo para a covid-19, tanto pelo município, quanto pela Sesab [Secretaria de Saúde do Estado da Bahia]”, ressalta Kalilly.

A secretária reforça que todas as pessoas que tiveram contato com a paciente “foram testados e serão retestados no momento que for indicado pelo Ministério da Saúde”. Lemos informa que “os profissionais de saúde também estão sendo testados e serão retestados” dentro do período determinado pelo órgão da saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas