Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Tradicional festa de Corpus Christi em Rio de Contas será comemorada dentro de casa devido à pandemia

Este ano, as homenagens serão com enfeites, luzes e flores com as famílias dentro de casa | FOTO: Reprodução/PMRC |

“Com o olhar e o coração, mas sem sair de casa”. Assim será a comemoração da data magna do evento católico, Corpus Christi, devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta quarta-feira (10), acontece a noite das lanternas, e na quinta-feira (11) a programação religiosa segue. A festa é tradição do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Ornamentada com luzes coloridas e os belos tapetes construídos nas ruas da cidade, este ano será festejada com enfeites, luzes e flores com as famílias dentro de casa, conforme recomendações dos órgãos de saúde.

“Nesse ano, devido pandemia do coronavírus, a celebração será diferente, mas não menos orante e significativa, não poderemos ornar as ruas da nossa cidade com aqueles belos tapetes, mas com a certeza de que também não deixaremos passar em branco, iremos sim, enfeitar as nossas casas com lanternas, flores, toalhas, como demonstração de fé, aguardando o Jesus Eucarístico passar”, aponta nota publicada pela assessoria do município.

Entrevista com Padre Rinaldo

Pároco de Rio de Contas, Padre Rinaldo concedeu uma entrevista à rádio local para falar mais sobre a comemoração deste ano. Ele informou que “nesta quarta é a última noite do novenário, e logo após é a noite das lanternas, lembrando que este ano ninguém poderá acompanhar, apenas a lira dos artistas fará o percurso e deveremos aguardar em frente a nossas casas. Para quem mora fora do percurso deverá ir aos espaços mais abertos e aguardar a passagem da lira dos artistas, todos usando máscara e mantendo a distância mínima de dois metros”, reforça o pároco.

O evento ocorre desde cinco anos após a fundação da cidade chapadeira, que data da segunda metade do século 18 e busca pelo título de Patrimônio Imaterial do Brasil, fazendo parte do Patrimônio Imaterial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional). A Festa do Corpus Christi é uma das mais belas expressões de fé celebrada no Brasil. O Santíssimo Sacramento é o padroeiro da cidade chapadeira.

Jornal da Chapada

Veja fotos

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas