Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga tem novo decreto com medidas restritivas; município monitora casos confirmados da covid-19

Utinga fica na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/PMU |

Considerando o cenário atual no estado da Bahia e o aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus no município, a prefeitura de Utinga, na Chapada Diamantina, emitiu novo decreto com recomendações para tentar conter a pandemia e combater os efeitos dela. Além disso, nesta segunda-feira (22), equipes de saúde realizam aferição de temperatura, pulverização de álcool a 70% nas mãos dos transeuntes, distribuição de máscaras e orientações para o enfrentamento da covid-19, durante a Feira Livre e também nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

Em documento oficial de número 26, publicado em Diário Oficial na última quinta (18), assinado pelo prefeito Joyuson Vieira e elaborado com o consentimento do Comitê Técnico de Enfrentamento e Combate à Pandemia da covid-19, novas recomendações para esse período no qual se comemoraria o São João são apontadas pela administração. Entre as recomendações, estão a suspensão, por 60 dias, de eventos esportivos, da visitação ao Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres, Casa da Família e Centro de Assistência Psicossocial (Caps).

Estão canceladas também Festas de Vaqueiros, Argolinhas, Bingos e similares. Ficam fechados academias de ginásticas, parques infantis, bares e estabelecimentos que forneçam bebidas alcoólicas para uso imediato e os restaurantes, pizzarias e lanchonetes só poderão funcionar na modalidade ‘delivery’.

“Aqui, a coisa funciona assim, se o Comitê de Técnicos em Saúde diz para flexibilizar, a gente flexibiliza, até para não castigar mais a nossa população, em especial, o comércio. Porém, se o conselho dá ciência que é para fechar o que puder, também agimos. Tenho certeza que com as novas medidas e a colaboração de todos vamos vencer mais uma vez a covid-19 e controlar a pandemia no nosso município”, declara o prefeito Joyuson Vieira.

Conforme consta em decreto, fica interditado, às segundas-feiras, todas as vias de acesso de veículos à Praça Wilson Peixoto Karaoglan e continua proibida a venda na Feira Livre de roupas, calçados, utensílios domésticos, variedades, eletroeletrônicos, cereais e comidas processadas. O decreto também disponibiliza, no Centro de Acolhimento, hospedagem aos servidores públicos que não possam retornar ao lar, sob determinação médica, por risco de contágio às famílias.

Também existe a recomendação de tratamento especial aos Grupos de Risco (Idosos, Portadores de Doenças Crônicas, etc) e intensificação da conscientização da população para os cuidados preventivos e o controle dos recém chegados ao município. O boletim epidemiológico deste domingo (21) permanece igual ao do último sábado (20), registra um total de cinco casos confirmados da doença infectocontagiosa, sendo que um caso evoluiu para óbito. Quatorze casos são suspeitos, 193 seguem monitorados e 102 foram descartados por meio de testagem.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas