Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: São João durante pandemia é reinventado para manter tradição e municípios pedem que turistas não visitem a região

Os municípios estão focados em conter a onda de contaminação que atinge a região | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A festa mais esperada do interior será de um jeito bem diferente esse ano. Para quem costumava viajar para curtir os forrós de cidades interioranas, ficará em casa para se prevenir do novo coronavírus. Na Chapada Diamantina, onde acontece o tradicional São João, com direito a fogos e fogueiras e o gostoso pé de serra – também ficará restrito às casas. Ruas de Mucugê, Itaberaba, Lençóis, Itaetê, Nova Redenção e Utinga, por exemplo, que antes lotavam, hoje ficarão vazias.

Em Mucugê, em período junino, a população costuma dobrar. Pousadas ficam completamente lotadas, fora os alugueis e hospedagens em cidades vizinhas. No entanto, o município quer mesmo é que não seja visitado neste período. Além disso, as tradicionais fogueiras e os fogos de artifício foram proibidos por meio de decreto e instalou uma barreira sanitária na entrada da cidade, para monitorar quem chega.

A cidade de Mucugê costuma ter seu setor de hotelaria lotado, mas este ano não quer visitantes | FOTO: Divulgação/PMU |

“Alô, turistas e visitantes! Mucugê te ama, mas espera por você num outro momento”. É assim que começa um comunicado emitido pela prefeitura nas redes sociais. Só no ano passado, a festa popular movimentou cerca de R$5 milhões na economia da cidade para um investimento de R$500 mil da prefeitura. No município de Itaberaba, os festejos fazem parte do calendário cultural da região e atrai público de todo o Brasil com suas atrações nacionais, regionais e locais. Mas, este ano, o evento foi cancelado para focar na luta contra a covid-19 que já matou nove pessoas no município.

Em Nova Redenção, não será diferente, a gestão do município pediu a colaboração da população para que fizesse o São João em casa. Berço do Poço Azul, Nova Redenção tem a tradicional festa com atrações musicais e muito forró, quadrilhas, trança-fitas, e concurso de ruas enfeitadas, que acontecia antes dos festejos. Já o município de Lençóis, um dos locais turísticos mais visitados na Chapada Diamantina, o Conselho Municipal de Turismo (Contur) estuda reabertura da cidade para visitantes. No entanto, o dia que seria de festa cumprirá as medidas de prevenção contra a covid-19.

Nova Redenção tem a tradicional festa com atrações musicais e muito forró e quadrilha junina | FOTO: Divulgação/PMU |

Em Itaetê, a tradicional festa no distrito de Rumo é de atrair uma multidão. Lá, o santo São João é o padroeiro do local. Este ano, a sede e o distrito também seguirão as medidas de contenção para barrar a propagação do vírus. Devido a uma quebra de quarentena, o distrito teve um aumento exponencial de casos da doença respiratória. Atualmente, o município segue apenas com três casos ativos e 45 já venceram a doença.

Em Utinga, o festejo é marcado por tradições como a apresentação de quadrilhas juninas de cidades da região, além de bandas locais. O prefeito Joyuson Vieira tem investido na erradicação do coronavírus e, devido a isso, será mais uma das cidades chapadeiras com o calendário junino cancelado.

Em Itaetê, a tradicional festa no distrito de Rumo é de atrair uma multidão | FOTO: Divulgação/PMI |

Além disso, o gestor estabeleceu esta quarta (24) como o único feriado junino municipal neste ano, sendo que os demais dias da semana (23, 25 e 26) serão dias de expediente, não sendo considerados feriados. A tradição local das fogueiras poderá acontecer restrita a pequenos grupos familiares com até 10 dez pessoas, seguindo o distanciamento social e o decreto de número 26, que restringe eventos que envolvam aglomerações.

Jornal da Chapada

Confira vídeo publicado pela prefeitura de Utinga

Vídeo divulgado pela gestão de Itaetê

A prefeitura de Nova Redenção também publicou vídeo sobre o São João

Itaberaba foi outro município que cancelou os festejos juninos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas