Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Bolsonaro “inaugura” obra de transposição do São Francisco e hashtag ‘#ObrigadoLula’ toma a internet

O presidente Bolsonaro é alvo de montagens bem no dia da entrega da obra | FOTO: Montagem doo JC/Twitter |

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) foi, nesta sexta-feira (26), para Juazeiro do Norte (CE), onde “inaugurou” o reservatório Jati, obra que começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). Bolsonaro tentou pegar carona na obra de Lula, mas não conseguiu. No início da tarde, a ‘hashtag’ ‘#ObrigadoLula’ foi parar nos primeiros lugares nos Trend Topics do Twitter, reconhecendo a participação do ex-presidente na obra.

Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres (última estrutura de Pernambuco, em Verdejante) passará pelo Túnel Milagres (na fronteira dos dois estados), começará a encher o Reservatório Jati (primeiro em território cearense) e seguirá para a Paraíba e Rio Grande do Norte.

A transposição do rio São Francisco começou a ser executado em 2007, durante o governo de Lula. O projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

O eixo leste está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em Pernambuco e na Paraíba. Os investimentos federais em todo o Projeto já alcançaram R$ 10,8 bilhões. As informações foram extraídas da Revista Fórum.

Veja alguns tuítes abaixo:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas