Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Prefeito reforça medidas rígidas para conter o coronavírus; 10 novos casos de covid foram registrados

O prefeito de Itaberaba durante entrevista a rádio local fala sobre ações durante a crise sanitária mundial | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Força-tarefa, ‘lockdown’, ’toque de recolher’ e estrutura para atendimento exclusivo à covid-19 foram pontos abordados pelo prefeito do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP). O gestor esteve em entrevista no último domingo (28) na Rádio Diamantina FM para prestar contas das ações de combate à pandemia do novo coronavírus, acompanhado pelos líderes das pastas de Saúde, e de Comunicação e Informação Social, João Rodrigues e Flávia Rezende, respectivamente.

Na oportunidade, Ricardo esclareceu pontos relacionados ao fechamento total do comércio não essencial, que tiveram suas atividades suspensas até esta quinta-feira (2). Conforme nota de assessoria, Ricardo tratou da importância de fiscalização do cumprimento das medidas e, por isso, foi relevante à formação de uma força-tarefa, que conta com o apoio de diversos órgãos públicos municipais e estaduais. O prefeito também reforçou as ações em atendimento a pacientes com covid-19.

A prefeitura de Itaberaba mantém a lavagem de ruas durante a pandemia | FOTO: Divulgação/PMI |

O município adotou estratégias para agilidade no atendimento como, por exemplo, o atendimento exclusivo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e a criação do Pronto-Socorro na Maternidade Ana Catarina para evitar o contato entre pacientes comuns e aqueles com suspeita de covid-19. A abertura de novos leitos de Unidade de terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pessoas com sintomas mais graves da doença respiratória foi um dos destaques da entrevista.

Dentre as medidas para conter o coronavírus no município, o gestor ressaltou a necessidade do ‘lockdown’ para controlar o aumento dos casos que, nos últimos dias, sofreu um aumento considerável. “Eu sei o quanto é doloroso e sacrificante para os nossos comerciantes ter de fechar, nesse momento, o comércio. Mesmo porque, eu sei, o comércio tem feito a sua parte, exigindo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento nos estabelecimentos, assim como disponibilizando o álcool gel para a higiene das mãos”, disse Ricardo.

“O ‘lockdown’ e o ‘toque de recolher’ são importantes neste momento, porque a gente precisa diminuir o fator transmissor. Para isso, a gente precisa se isolar. No entanto, não era isso que a gente estava vendo. A transmissão estava acontecendo, principalmente nos pequenos eventos festivos dispersos pelos bairros da cidade. Por isso, precisamos tomar essa medida mais dura para que, em breve, haja uma diminuição da circulação do vírus”, completa o prefeito em entrevista à rádio local.

No boletim epidemiológico desta segunda-feira (29) consta a adição de 10 novos casos de infecção do novo coronavírus. Agora, são 260 casos confirmados, sendo 140 ativos, 108 curados e 12 pacientes que evoluíram para óbito. O município chapadeiro segue com 19 casos suspeitos e 208 monitorados.

O total de testagem no município foi de 1.447, sendo 1.199 por testes rápidos e 248 por exames laboratoriais. No mapeamento por localidade, 31 bairros estão na lista de casos ativos, sendo ‘Centro’, ‘Independente’ e ‘Caititu’ acima de 10 casos. Na zona rural, ‘Volta do Rio’ mantém apenas um caso ativo, conforme consta no boletim divulgado nesta matéria e na página oficial da prefeitura em rede social.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas