Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Gabinete de Bolsonaro na Câmara Federal teve vaivém suspeito de salários e verbas, aponta jornal

O agora presidente da República Jair Messias Bolsonaro | FOTO: Reprodução |

A análise dos documentos relativos aos 28 anos em que o agora presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi deputado federal, de 1991 a 2018, mostra uma intensa e incomum rotatividade salarial de seus assessores, atingindo cerca de um terço das mais de cem pessoas que passaram pelo gabinete dele nesse período.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que fez essa análise, o modelo de gestão incluiu ainda exonerações de auxiliares que eram recontratados no mesmo dia, prática que acabou proibida pela Câmara dos Deputados sob o argumento de ser lesiva aos cofres públicos.

Conforme a publicação, de um dia para o outro, assessores chegavam a ter os salários dobrados, triplicados, quadruplicados, o que não impedia que pouco tempo depois tivessem as remunerações reduzidas a menos de metade.

Nove assessores do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que tiveram o sigilo quebrado pela Justiça na investigação sobre “rachadinha” (desvio de dinheiro público por meio da apropriação de parte do salários de funcionários) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foram lotados, antes, no gabinete do pai na Câmara dos Deputados.

Ao menos seis deles estão na lista dos que tiveram intensa movimentação salarial promovida pelo então deputado federal à época. Redação do site Muita Informação com dados da Folha de São Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas