Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Recuperação da BA-148 está em andamento e vai beneficiar cerca de 380 mil moradores, diz governo

A estrada precisa de manutenção urgente em trechos entre Seabra e Rio de Contas | FOTO: Reprodução/Portal Inúbia |

Mais uma vez, o Governo do Estado informa que a recuperação da BA-148 da região da Chapada Diamantina sairá do papel. Conforme publicação realizada na página oficial da Secretaria de Comunicação (Secom), as obras recuperação, de aproximadamente 610 quilômetros estão em andamento na região. A gestão de Rui Costa (PT) aponta que outras intervenções estão em andamento e reafirma a obra entre Seabra e Rio de Contas, onde pontas da estrada estão intransitáveis (veja aqui e aqui).

“As intervenções estão sendo feitas na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu, na BA-245, de Iaçu ao entroncamento da BA-142, que passa por Itaetê, na BA-142, do entroncamento da BR-242 ao distrito de Sussuarana, passando por Andaraí, Mucugê, Barra da Estiva, Ituaçu e Tanhaçu, e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, que passa por Abaíra”, aponta assessoria do governo estadual.

Ainda segundo informação, a obra vai beneficiar cerca de 380 mil moradores de Seabra, Boninal, Iraquara, Piatã e outras cidades da região chapadeira. “Uma melhoria na mobilidade urbana para quem viaja a fim de conhecer pontos turísticos como Morro do Pai Inácio, Gruta da Lapa Doce e Poço Encantado e na segurança viária para o escoamento dos produtos agrícolas produzidos na região”, ressalta.

Trecho em fase de conclusão
Para a população que vive na região de Irecê, a recuperação da BA-148, no trecho que liga o município a Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes, está com mais de 90% das obras concluídas. As intervenções, que cobrem mais de 58 quilômetros, devem ficar prontas em agosto e irão beneficiar 250 mil pessoas. Diariamente, a rodovia recebe um tráfego de 1,4 mil veículos.

“A continuidade das obras de manutenção e recuperação das rodovias baianas são de grande importância, pois além de melhorar a logística para o escoamento da produção de alimentos e insumos hospitalares, por exemplo, tão importantes durante este período de pandemia, também é uma forma de colaborar para o desenvolvimento social e econômico do estado”, ressalta o secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti.

A professora Silmara Santos mora em Irecê há 20 anos e sempre passa pelo trecho que está sendo recuperado para visitar a família em Barra do Mendes. “É um trecho muito importante para a região, que tem no agronegócio uma das principais fontes de renda. Mas, além da questão econômica, é muito importante para toda a população. Nos últimos anos vimos muito acidentes nessa estrada e agora poderemos ficar mais tranquilos”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

#Chapada: Prometida para começar em março, obra de recuperação da BA-148 continua no papel; moradores voltam a reclamar da via

#Chapada: Provocado pelo presidente da Câmara de Seabra, deputado cobra do governo estadual recuperação da BA-148

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas