Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sobe para 15 o número de óbitos em Itaberaba; município segue com mais curados que casos ativos

A equipe de saúde mantém o monitoramento de pessoas positivas e ações para conter o vírus | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Mais um óbito foi registrado no boletim epidemiológico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, nesta terça-feira (7). Agora, são 15 óbitos no total. Também há o registro de 25 novos casos positivos para covid-19 inclusos no boletim diário, divulgado pela prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). São 345 casos no total, sendo 174 casos ativos, 181 curados e 15 pacientes que evoluiu para óbito. No município, 15 pacientes estão com suspeita da doença e 237 pessoas são monitoradas pela equipe de Saúde.

Para entender melhor como se comporta o vírus, o boletim de Itaberaba apresenta a distribuição de casos ativos por localidade. Sendo assim, 29 bairros e quatro localidades da zona rural apresentam números de casos ativos. Os bairros ‘São João’ e ‘Urbis’ lideram a lista 16 pessoas contaminadas cada. Em seguida, ‘Caititu’ com 15, e ‘Centro’ com 13. Na zona rural, as comunidades ‘Lagoa do Curral’, ‘Volta do Rio’, ‘Formosa’ e ‘Vila São Vicente’, apresentam um caso cada.

Sobre a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de leitos clínicos no município, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), aponta que metade (50%) dos leitos de UTI estão ocupados. E dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%).

A Secretaria de Saúde do município, sob o comando do secretário João Rodrigues, informa que “os números do boletim oficial são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação”.

Reforça que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e à covid-19. “Por isso, reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro”, completa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas