Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Marcelinho Veiga sugere que novo túnel na Suburbana se chame ‘Professor Marcelo Duarte’

O deputado estadual Marcelo Veiga durante debate na Alba | FOTO: Divulgação |

O novo túnel que liga a Avenida Suburbana à BR-324, interligando os bairros do Lobato à Estação Pirajá (Linha Azul), em Salvador, deve se chamar ‘Professor Marcelo Duarte’. A sugestão é do deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB), que justificou seu pedido com um histórico do político contra o regime militar e a favor da democracia no país. Duarte faleceu recentemente, em 28 de maio de 2020, aos 88 anos. O pedido do parlamentar segue tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e é direcionado ao governador Rui Costa (PT). Nesta quarta-feira (8), Marcelinho destacou que a obra foi inaugurada recentemente “e que ainda não foi batizada”.

“Foi professor, jornalista, advogado e político. Marcelo Ferreira Duarte Guimarães tem serviços prestados em Salvador e na Bahia. É uma homenagem justa e ‘in memoriam’ a um homem público detentor de vínculos históricos com esse estado, com marcas na luta a favor da democracia, por valores éticos e morais, e pela defesa da liberdade individual e coletiva. Lutou, inclusive, contra o regime militar, e teve seus direitos políticos cassados. Tenho certeza que a Alba vai acolher esse pedido e encaminhar a solicitação ao governador Rui Costa”, salienta o parlamentar do PSB.

Marcelo Duarte nasceu em Salvador, no dia 20 de agosto de 1931, foi casado com a Amália Maria e teve três filhos: Nestor, Marcio e Lucília. Participou do restrito e seleto grupo da Constituinte Estadual, atuando como consultor jurídico. Foi eleito deputado estadual pelo MDB, perseguido, cassado e teve seus direitos políticos suspensos pela ditadura militar através do AI-5, em 1969, sendo anistiado em 79. Após atuação, tornou-se o primeiro político eleito pelo voto direto para o cargo de vice-prefeito de Salvador, durante o período de 1986 até 1989. As informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas