Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem mais um caso de covid-19; prefeito busca novas estratégias para enfrentamento da doença

A gestão de Itaberaba continua na luta para conter o vírus mortal | FOTO: Montagem do JC/Mateus Pereira/GOVBA |

No intuito de discutir novas ações de enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus em Itaberaba, portal de entrada da Chapada, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) visitou as sedes do Comando de Policiamento Regional da Chapada Diamantina (CPR-Chapada) e da Rondesp, ambas com sede no município, na última sexta-feira (10).

“Estamos aqui para agradecer o apoio que a Policia Militar tem nos dado, principalmente nas medidas de combate e fiscalização implementadas pela prefeitura. Na oportunidade, nos comprometemos com o comando militar para realizar testes da covid-19 nos policiais, em tempo, que reforçamos o nosso compromisso com a continuação da requalificação das duas sedes das citadas Companhias em nosso município”, destaca Ricardo Mascarenhas.

No boletim epidemiológico divulgado neste sábado (11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Itaberaba registrou um novo caso da doença em 24h. Por outro lado, o número de pessoas curadas teve um aumento de 5,38%, passando de 186 para 196 casos, sem falar, que não foram registrados novos óbitos decorrentes do coronavírus.

O município chapadeiro se mantém com 33 casos suspeitos e, agora, tem 426 casos confirmados. Dentre os contaminados, 215 casos estão ativos e 15 pacientes tiveram quadro que evoluíram para óbito. Além disso, já foram realizados cerca de 1.927 testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) e 238 pessoas seguem sendo monitoradas. Outros 249 casos foram descartados.

No mapeamento de casos ativos, 35 bairros e quatro localidades da zona rural estão na lista. O bairro ‘São João’ chega a 24 casos. Em seguida, a ‘Urbis’ com 18 casos ativos, ‘Independente ’ com 11 e ‘Oriente’ com 10 pacientes infectados. Na zona rural, os casos ativos em ‘Formosa’ permanecem três. ‘Vila São Vicente’ tem dois casos e ‘Lagoa do Curral’, ‘Volta do Rio’ com um caso cada.

Ainda de acordo com o boletim, os números da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Clínicos no município, são os seguintes: 100% dos leitos de UTI estão ocupados, ao passo que, dos 20 leitos clínicos, cinco estão ocupados atualmente (25%). Vale salientar, que a recomendação da prefeitura é “evitar aglomeração e, se puder, fica em casa. O perigo ainda está lá fora”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas