Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Abaíra se torna município referência no cuidado aos idosos durante pandemia de covid-19

Abaíra tem 100% de atenção básica | FOTO: Divulgação |

O município de Abaíra, na Chapada Diamantina, se torna destaque em reportagem do jornal Correio deste domingo (12). O município chapadeiro se tornou referência no cuidado ao idoso em plena pandemia do novo coronavírus. Com pouco mais de 8,7 mil habitantes, o município concentra o maior percentual de moradores com 60 anos ou mais entre todos os municípios baianos.

Além de ser conhecida pela produção de cachaça, Abaíra leva também título de mais longeva do estado com 19% dos habitantes idosos, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das principais protagonistas, a agente de saúde Bárbara Oliveira, 37 anos, revela, em entrevista ao jornal Correio, as estratégias adotadas pelas equipes de saúde para garantir a segurança dos idosos contra a covid-19.

Quando questionada pelos idosos acostumados a ir na feira ela respondia, “calma, gente. Logo, logo, isso tudo vai passar”. “No começo, foi um pouquinho trabalhoso, como em todos os lugares. Mas, aqui, os idosos estão acostumados com aquela rotina de sentar na porta, de passear, fazer suas próprias compras. Muitos são mais fortes do que eu, que tenho 37 anos, e gostam de estar na rua”, conta Bárbara.

Pelo menos uma vez por mês, os agentes comunitários de saúde visitam os moradores de Abaíra. Com os mais velhinhos, o contato precisa ser ainda maior. Nos últimos meses, porém, os encontros acontecem do portão ou pelo WhatsApp. ”Aqui, muitos moram sozinhos. Me preocupo mais com esses, mas são os que mais surpreendem”, conta a agente Bárbara Oliveira, ao Correio.

Apesar de estranhar no início, não poder sair de casa, Bárbara aponta que os idosos seguem as recomendações dos profissionais de saúde, além de um trabalho grande focado em orientação e conscientização dos idosos. As equipes explicam a necessidade de usar máscaras, higienizar as mãos e dos cuidados nas ruas, conforme a coordenadora epidemiológica da prefeitura de Abaíra, Daniele Baêta.

“Uma vantagem é que temos agente de saúde em todas as localidades. Temos 100% de cobertura [de atenção básica], então todas as casas são acompanhadas. A campanha de vacina da Influenza foi feita toda nos domicílios com um enfermeiro e um técnico de enfermagem”, completa Daniele. O último boletim divulgado em 11 de maio, pela prefeitura de Abaíra constava apenas quatro casos positivos para covid-19, sendo todos recuperados. Para saber mais sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus com idosos no município de Abaíra clique aqui…

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas