Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais 13 novos casos são registrados em 24h no município de Lençóis; número de infectados sobe para 87

Tem ainda 12 casos notificados que estão sob investigação | FOTO: Montagem do JC/PML |

Subiu para 87 o número de casos positivos de covid-19 no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Os novos dados constam no boletim epidemiológico desta quinta-feira (16) divulgado em redes sociais pela prefeitura. Foram 13 novos infectados detectados em 24h. Além dos 87 casos ativos, Lençóis registra 23 pessoas curadas e 17 estão com suspeita da doença infectocontagiosa.

Tem ainda 12 casos notificados que estão sob investigação e 550 outros que já foram descartados, sendo 22 pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) e outros 528 por testes rápidos. Quase 700 pessoas já cumpriram quarentena. O município ainda emitiu uma nota explicando os parâmetros para um paciente ser considerado curado. Os critérios estão dentro das mais recentes normas de saúde, atualizada em 10 de junho.

A nota técnica número 67 explica que os pacientes sem sintomas com teste rápido positivo para covid-19 devem manter o isolamento domiciliar por sete dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário realizar o exame laboratorial para confirmação diagnóstica (esse é o caso dos primeiros pacientes de Lençóis curados). Já os pacientes sem sintomas com teste de laboratório positivo para covid-19 devem manter o isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de realização do teste, não sendo necessário repetir o exame após ter findado o período de isolamento.

“A gestão municipal segue as mais recentes recomendações das autoridades estaduais, nacionais e internacionais de saúde. Por se tratar de uma doença nova, muitos protocolos são atualizados com frequência na tentativa de preservar o maior número de vidas e, também, de uso inteligente dos recursos. Essa é uma batalha árdua, contamos com o apoio da população para vencê-la”, finaliza texto divulgado pela assessoria da prefeitura de Lençóis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile