Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais 28 novos casos positivos de covid são contabilizados em Itaberaba; total de infectados sobe para 508

No mapeamento por localidade foram identificados 19 bairros da zona urbana com casos ativos | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Diariamente, o boletim epidemiológico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, tem mostrado um crescimento expressivo do número de casos confirmados de covid-19. Nesta quinta-feira (16), foram mais 28 novos registros de infecção no município chapadeiro administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).

Agora, o total de casos confirmados sobe para 508, sendo que 248 deles estão ativos, 234 já se recuperaram e 15 pacientes tiveram evolução do caso para óbito. Houve também um aumento substancial de pessoas com suspeita da doença, de 33 para 101 em 24h.

Além disso, já foram realizados cerca de 2.180 testagens (dentre testes rápidos e exames laboratoriais) e 349 pessoas seguem em monitoramento pelas equipes de saúde. O boletim mostra ainda os números de casos ativos por localidades.

Atualmente são 35 bairros e quatro comunidades da zona rural que estão na lista. O bairro ‘São João’ apresenta 26 casos positivos da doença. Em seguida, vem a ‘Urbis’ com 17 casos ativos, ‘Barro Vermelho’, tem 15 casos, ‘Independente’, 14, e ‘Centro‘ com 11 infectados pela doença respiratória.

A comunidade de ‘Caldeirão do Antônio’ tem agora seis casos, Formosa’ permanece com três, ‘Vila São Vicente’ tem dois casos e a região do ‘Parque de Exposição’ com um. Já os números da taxa de ocupação de leitos apontam que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão 45% ocupadas, isso porque nove dos 20 leitos estão ocupados e dos 20 leitos clínicos, sete estão ocupados – representando uma taxa 35%.

A prefeitura, junto com a Secretaria de Saúde, reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e, por isso, reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro. “O ‘toque de recolher’ continua em vigor por tempo indeterminado. Precisamos da ajuda de todos vocês para evitar o aumento do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus e preservar vidas”, salienta assessoria.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas