Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Segundo óbito decorrente do novo coronavírus é registrado em Utinga e número total de infectados sobe para 14

A prefeitura mantém ações para conter a proliferação em Utinga | FOTO: Montagem do JC/PMU |

Um segundo caso de covid-19 que evoluiu para óbito foi registrado no município de Utinga, na Chapada Diamantina. A informação consta no boletim epidemiológico publicado na página oficial da prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira neste sábado (18). Em 24h, houve também o registro de mais um novo caso. Com isso, o município tem agora 14 casos no total, sendo oito casos curados, quatro ativos e os dois pacientes que morreram. Utinga ainda registra dois suspeitos, 273 casos descartados para a doença e 105 pessoas monitoradas.

“É com pesar que nos solidarizamos com a família da vítima. Como venho dizendo, é hora de todos nós interioranos, moradores e gestores de cidades de pequeno e médio porte, redobrarmos nossas atenções. É a nossa vez, a covid-19 está se interiorizando. Um morador de Utinga, com idade superior a 60 anos, portanto, do grupo de risco, deu entrada em nosso Hospital, neste sábado, e em poucas horas, após testar positivo, veio a óbito. A doença é traiçoeira e imprevisível”, lamenta o prefeito Joyuson Vieira.

O município de Utinga levou uma semana sem registrar um caso novo de covid e se surpreende com segundo óbito. “Agora vamos ter que radicalizar, de novo, nossas ações de enfrentamento e combate a esse vírus maligno. Vamos intensificar as orientações da ciência, mantendo o distanciamento social, as medidas de higiene e o uso constante da máscara. Já está provado que a máscara é a única prevenção eficaz. Não vamos seguir as orientações dos negacionistas. E, apesar das dificuldades, Utinga segue firme, contando com o trabalho incansável dos nossos técnicos e com o apoio da nossa população. Que Deus nos proteja”, declara o prefeito Joyuson ao Jornal da Chapada.

A recomendação da Secretaria de Saúde de Utinga continua sendo o respeito ao isolamento social e todas as medidas de prevenção, orientadas pelos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) como distanciamento social, uso de máscara quando precisar sair de casa, higienização, além de maior atenção para as pessoas de grupo de risco como idosos e outros que sofrem com alguma doença crônica.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas