Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Capital inicia contagem para reabertura de comércio após taxa de ocupação de leitos chegar a 75%

Salvador deve reabrir comércio ainda esta semana | FOTO: Reprodução/Metro1 |

A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador chegou a 75% na noite do último domingo (19). Com isso, começa a contagem dos cinco dias e, se o percentual se mantiver durante este período, é iniciada a primeira fase para a reabertura do comércio. De acordo com a Secretaria da Casa Civil de Salvador, a contagem começou no domingo. O percentual foi comemorado pelo prefeito ACM Neto (DEM) nas redes sociais.

“A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 caiu para 75% em Salvador na noite deste domingo (19), percentual que projeta a abertura da primeira fase da retomada das atividades econômicas”, escreveu o prefeito. ACM Neto atribuiu o resultado do percentual à abertura dos novos leitos na capital baiana durante a última semana.

Prefeito comemora o resultado em rede social | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

“Esse resultado é consequência direta do enorme esforço feito pela Prefeitura na construção de hospitais de campanha, contratação de profissionais e de novos leitos na rede privada e, principalmente, por colocarmos a vida das pessoas sempre em primeiro lugar”.

No boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no início da noite deste domingo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador está em 77%. No entanto, no site em que a Sesab atualiza os dados da covid-19 em tempo real, a taxa de ocupação marca 75%. Em todos os boletins, a Sesab ressalta que o número de leitos é flutuante.

Fases do plano de retomada das atividades apresentado na Bahia | FOTO: Reprodução/Youtube |

Plano de reabertura
A primeira fase precisa que a taxa de ocupação de leitos de UTI caia para 75% e se mantenha abaixo disso por pelo menos cinco dias consecutivos. A segunda fase necessita de um índice inferior a 70% pelo mesmo período. Já na última fase, somente 60% dos leitos de terapia intensiva podem estar ocupados.

Além de shoppings e templos religiosos, a primeira fase contempla estabelecimentos comerciais de rua com tamanho superior a 200 metros quadrados e também os ‘drive in’. A fase dois prevê a ampliação da flexibilização das atividades contempladas na primeira etapa, além da reabertura de academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

Na terceira fase, estão contemplados parques de diversões, teatros, cinemas, clubes sociais e esportivos, além de centros de convenções. O funcionamento de escolas e a permissão de partidas de futebol profissional dependem de avaliação individual. A utilização das praias segue proibida. O prefeito afirmou que analisou a possibilidade da prática de exercícios na areia. Porém, ainda se analisa como realizar um controle das atividades para evitar aglomerações. Os dados foram extraídos do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas